Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. INTRODUÇÃO AO MARKETING TURÍSTICO - Conceitos e definições de marketing turístico - Abordagens de marketing no setor do turismo - Tendências e desafios do marketing.
2. CARACTERÍSTICAS, ENFOQUES E INFLUÊNCIAS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM TURISMO - A dinâmica do mercado turístico - Investigação acerca do consumidor - A formulação das decisões; - O fenômeno da pós-compra; - Modelos de estudo do comportamento do consumidor.
4. PLANEJAMENTO, PESQUISA E ANÁLISE
- Análise de oportunidades de marketing - Pesquisa de marketing
5. A SEGMENTAÇÃO DE MERCADO EM TURISMO - Conhecendo os mercados: os diferentes mercados, a importância dos mercados; - Critérios para segmentação: segmentação demográfica, geográfica, socioeconômica, por benefícios, por grau de utilização, psicográfica; - Implementação de estratégias de segmentação.
6. PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE MARKETING TURÍSTICO
- Processo de planejamento estratégico - O planejamento estratégico de marketing para destinos turísticos - Estratégias focadas na concorrência - Estratégias focadas nos potenciais da empresa - Gerenciamento da qualidade
RECURSOS DIDÁTICOS
As aulas terão como apoio textos e artigos de periódicos/livros/websites e filmes e utilizarão os seguintes recursos: quadro, Internet, notebook e projetor.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
O programa será desenvolvido com base em aulas expositivas dialogadas com auxílio de recursos audiovisuais; apresentação de seminários; discussões de casos através de artigos de períodos, livros e jornais na área de marketing e/ou turismo; palestras; trabalhos de grupo em sala; realização de trabalho escrito individual e em equipes; pesquisa de mercado e de consumidor, e turismo.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Os alunos serão avaliados em atividades individuais e trabalhos em grupo, conforme segue:
Tipos de Avaliações Nota
01 artigo (dupla) 10 Participação em webconferência e fóruns 4 Leitura e discussão de textos 6 T1 - Introdução, Análise da Situação e Diagnóstico 3 T2 - Estratégias Relacionadas aos Objetivos, Plano de Implantação e Controle da Estratégia Comercial 3 Apresentação de Seminários Plano de Marketing (02) 4
ATIVIDADES INDIVIDUAIS
1. Participação em webconferência e fóruns Entende-se que o/a discente são sujeitos ativos e como tal será avaliado/a pela a) objetividade da participação (questionamento e comentários), b) qualidade da participação quanto ao conteúdo exposto e c) articulação com outros conteúdos.
2. Avaliação escrita
2.2. Artigo Objetivo de exercitar a leitura, interpretação, aplicação de pesquisa e a elaboração de texto científico.
*Artigo Marketing e tecnologias da informação e comunicação Data de Entrega: 02 de julho (até às 23:00 pelo SIGAA, discentes matriculados na disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação, deverão entregar trabalho diretamente para o Prof. André)
O não envio das atividades dentro do referido prazo implicará em perda de 30% da nota da atividade.
TRABALHO EM GRUPO
3. Leitura e discussão de textos Capacidade de interrogar os textos lidos e relacionar aos conteúdos da disciplina.
4. Elaboração e apresentação do Plano de Marketing Turístico (grupo) Se explorará a problemática e informação disponível sobre um problema prático do marketing turístico, trabalhando em grupo de modo que todos os membros colaborem na construção e execução da pesquisa, assim como análises e redação de todos os materiais elaborados.
Espera-se que o/a discente possa produzir textos mediante organização coletiva, por meio de esforço cooperativo e colaborativo na execução dos trabalhos propostos. Critérios de avaliação: Seminário: clareza, organização e sequência de apresentação, qualidade e fundamentação da argumentação e, adequação no uso de recursos audiovisuais e do tempo; Escrito: clareza em relação ao tema, justificativa, análise externa, análise de mercado e dos consumidores, análise das competências e do setor, análise do macro entorno, análise interna, análise DAFO (SWOT), pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças (T1), e, para o T2, objetivos a serem alcançados, estratégias de marketing, abordagens de posicionamento, detalhamento das ações específicas de marketing operacional (plano de atividades, orçamento de marketing, medidas, resultados esperados de cada atividade, cronograma de avaliação) somados à avaliação dos resultados e conclusão do trabalho.
5 grupos de 4 discentes.
T1 Introdução, Análise da Situação e Diagnóstico - data da apresentação e entrega do trabalho escrito: 04 de junho (até às 23:00 pelo SIGAA). T2 - Estratégias Relacionadas aos Objetivos, Plano de Implantação, Controle da Estratégia Comercial e trabalho final - data da apresentação: 09 e 12 de julho (29ª aula) e entrega do trabalho escrito: 09 de julho (até às 23:00 pelo SIGAA).
Os seminários devem ser apresentados na data estipulada por todos os membros do grupo sob pena de desconto de nota.
Exame Final 19 de julho
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Horário de atendimento:
| SEXTA-FEIRA (16:00 ÀS 18:00) |
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DIAS, Reinaldo; CASSAR, Maurício. Fundamentos do marketing turístico. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. MOTA, Keila Cristina Nicolau. Marketing Turístico: promovendo uma atividade sazonal. São Paulo: Atlas, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BALANZÁ, I. M. Marketing e Comercialização de Produtos Turísticos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. BIGNÉ, E.; FONT, X. y; ANDREU, L. Marketing de destinos turísticos. Madrid: ESIC Editorial, 2000. BOONE, Louis E.; KURTZ, David L.. Marketing Contemporâneo. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998. BRASIL, Ministério do Turismo. Segmentação do Turismo: Marcos Conceituais. Brasília: Ministério do Turismo, 2006. KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 3.0: As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano. Elsevier: São Paulo, 2010. KOTLER, P.; GERTNER, D.; REIN, I.; HAIDER, D.. Marketing de Lugares: Como conquistar crescimento de longo prazo na América Latina e no Caribe. São Paulo: Prentice Hall, 2006. KOTLER, P.; ROBERTO, E. L. Marketing social: estratégias para alterar o comportamento público. Rio de Janeiro: Campus, 2002. MEIRA, P. R. S.; SANTOS, C. P.; MAFRA, D. P. Marketing social: aplicações e métricas no setor público. Brasília: Senado Federal, 2015. MIDDLETON, V. T. C. Marketing de Turismo: teoria & prática. Rio de Janeiro: Atlas, 2002. MORRISON, A. M. Marketing de hospitalidade e turismo. São Paulo: Cengage Learning, 2012. PLOG, S. C. Porque a preservação do destino tem sentido econômico. In:THEOBALD, W. F. (org.). Turismo Global. 2ª. edição. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2002. pp. 267-282. PRINGLE, H.; THOMPSON, M. Marketing Social: marketing para causas sociais e a construção de marcas. São Paulo: Makron Books, 2000. SANTESMASES, M. M. Marketing. Conceptos e Estrategias. 4ª. ed., Pirámide, Madrid, 1999. SERRA, A. C. Marketing Turístico. Madrid: Ed. Pirámide, 2011. SCHIFFMAN, Leon G.; KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do Consumidor. 7 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000. ZEITHAML, V.A., BITNER, M. J. Marketing de Serviços: a empresa com foco no cliente. Porto Alegre: Bookman, 2002.
Periódicos
Caderno Virtual de Turismo. Disponível em <http://www.ivt-rj.net/caderno> Estudios y Perspectivas en Turismo. Buenos Aires. Disponível em <http://www.estudiosenturismo.com.ar/> Revista Turismo e Sociedade. DETUR/UFPR. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/turismo> Revista Turismo em Análise. São Paulo: ECA/USP. Disponível em <http://www.revistas.usp.br/rta> Revista Turismo: Visão e Ação. Balneário Camboriú: UNIVALI. Disponível em <http://www6.univali.br/seer/index.php/rtva> Revista Brasileira de Turismo. Disponível em <http://www.rbtur.org.br> REMark - Revista Brasileira de Marketing Revista de Administração Contemporânea RAC Revista de Administração de Empresas RAE < http://www.anpad.org.br/publicacoes.php> |