Prezados discentes,
O prazo para entrega da primeira etapa do plano de marketing se manterá para o dia 04/06 (sexta-feira). Lembrando que a data prevista no início do semestre foi ampliada em razão das mudanças do planejamento das aulas. As últimas aulas foram centradas na observação a análise do ambiente dos planos de marketing de destino Paraná Turístico 2026 e Plano Catarina. Na última sexta-feira (28/05) e nesta segunda-feira (31/05) foram dedicadas para a estruturação do diagnóstico que irá compor a análise do ambiente.
Na primeira etapa do plano de marketing o grupo deverá entregar a introdução do plano e a análise de situação. Na introdução apresenta-se o contexto e uma breve justificativa de escolha da empresa. A análise de situação deverá estar centrada em um conhecimento profundo da situação atual, bem como em um prognóstico sobre a provável evolução de aspectos relevantes e que poderão impactar diretamente na organização. Composta portanto de uma análise externa (componentes políticos-legais, sócio culturais, inovação e tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, econômicos, clientes, fornecedores e concorrentes), análise interna* (histórico da empresa, estrutura organizacional, produtos e serviços ofertados, recursos humanos, tecnológicos e financeiros) e o diagnóstico com a análise DAFO (SWOT), pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, objetivos a serem alcançados.
*Dados e informações que não estiverem na análise interna, em razão da não correspondência dos gestores e/ou proprietários das empresas, deverão ser devidamente justificados e poderão ser incluídos na etapa seguinte e final.
Aguardo todos vocês nesta sexta-feira para apresentação da primeira etapa do trabalho.
Atenciosamente,
Vinicius Boneli Vieira