Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Estratégia didática: 1) Aulas expositivas, dialogadas e interativas. 2) Grupos de discussão; estudos dirigidos; leitura de artigos científicos; seminários. 3) Aulas práticas.
Recursos didáticos: 1) Projetor multimídia; 2) Artigos científicos e pesquisa na internet; 3) Quadro, pincéis; 4) Roteiros de aula prática, vidrarias e equipamentos para laboratório; 5) Esquemas, tabelas e figuras relacionadas ao conteúdo programático. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação da aprendizagem é pautada na Resolução n. 043/95 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPEX/UFPI. Serão realizadas pelo menos 3 formas distintas de avaliação: 1) 03 avaliações dissertativas sobre o conteúdo teórico (valor da avaliação: 0 a 10 pontos, com média 7,0) notas N1, N2, N3. 2) Relatórios de aulas práticas (valor de cada relatório: 0 a 10 pontos, com média 7,0), a média dos relatórios será somada às notas de demais trabalhos e atividades avaliativas à nota da 2ª avaliação dissertativa, compondo a nota da 2ª unidade de avaliação. Para os relatórios e trabalhos entregues fora da data pré-agendada será atribuído nota zero e essa nota será incluída na média dos relatórios. 3) 01 trabalho teórico ou conjunto de atividades e/ou seminários apresentados na forma escrita (trabalho manuscrito) e na forma oral (apresentação) realizado individualmente ou em dupla (valor do trabalho: 0 a 10 pontos, com média 7,0), a média desses trabalhos será somada à nota da 3ª avaliação dissertativa, compondo a nota da 3ª unidade de avaliação. Para os trabalhos/seminários entregues fora da data pré-agendada será atribuído nota zero e essa nota será incluída na média desses trabalhos. 4) Média aritmética da disciplina será: M = (N1 + N2 + N3 ) / 3 5) Os alunos que não obedecerem aos prazos e datas marcadas antecipadamente para entrega de relatórios, trabalhos ou realização das avaliações ficarão como nota 0 (zero), salvo os casos previstos na Resolução n. 043/95 do CEPEX/UFPI. A avaliação final (exame final), quando necessária constará de todo o conteúdo programático. Os critérios que norteiam a aprovação ou reprovação do aluno na disciplina são: a) média aritmética igual ou maior que 7,0 nas avaliações parciais e frequência igual ou maior que 75%: aprovado; b) média aritmética igual ou maior que 4,0 e menor que 7,0 e frequência igual ou maior que 75%: submetido a exame final; c) média aritmética menor que 4,0: reprovado por nota; d) média aritmética maior que 6,0 (resultante da média aritmética das avaliações parciais e do exame final) e frequência igual ou maior que 75%: aprovado; e) média aritmética menor que 6,0 (média aritmética das avaliações parciais e do exame final): reprovado; f) frequência menor que 75 % da carga horária da disciplina: reprovado por falta.
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Horário de atendimento:
| terças e quintas-feiras das 20h às 22h e sábados das 14h às 18h. |
Bibliografia:
| Bibliografia básica: MARZZOCO, A.; TORRES, B. B. Bioquímica Básica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999. CAMBELL, M. K. Bioquímica. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001. CISTERNAS, J. R.; VARGAS, J.; MONTE. Fundamento de Bioquímica Experimental. São Paulo: Atheneu. 1997.
Bibliografia complementar: DEVLIN, T. M. Manual de Bioquímica com Correlações Clínicas. 5. ed. São Paulo: Edgar Blucher, 2003. CHAMPE, P. C., HARVER, R. A. Bioquímica ilustrada. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002. NELSON, D. L., COX, M. M. Lehninger: Princípio de Bioquímica. 3. ed. São Paulo: Sarvier, 2002. BOREM, A.; SANTOS, F. R. Biotecnologia Simplificada. Viçosa: Editora UFV, 2001.
SITES: http://www.scielo.com.br http://www.periodicos.capes.gov.br http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed
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