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Banca de QUALIFICAÇÃO: WANDERSON WILLIAM FIDALGO DE SOUSA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WANDERSON WILLIAM FIDALGO DE SOUSA
DATA: 21/11/2024
HORA: 15:00
LOCAL: SALA 03 do PPGEd
TÍTULO: O CORRE COMO AÇÃO AFIRMATIVA E POLÍTICA DE PERMANÊNCIA DE JOVENS COTISTAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: Jovens Cotistas; Lei de Cotas; Permanência; Sociopoética.
PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

RESUMO

Esta pesquisa é produzida pela poética das mãos sujas de argila e pelas pontas dos dedos, tendo como base a permanência de jovens cotistas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí - UFPI, campus de Teresina/PI. O estudo está inserido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí - UFPI, na linha de pesquisa de Educação, Diversidade/Diferença e Inclusão e ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em “Educação, Gênero e Cidadania” - NEPEGECI e ao Observatório das Juventudes e Violências na Escola - OBJUVE. O problema da pesquisa é: Como jovens cotistas do Curso de Pedagogia, UFPI, Campus de Teresina/PI criam meios para sua permanência na universidade. Dessa forma, temos como objetivo geral: Analisar os modos de permanência dos/as jovens cotistas do Curso de Pedagogia, UFPI, Campus de Teresina/PI e os seguintes objetivos específicos: Identificar os conceitos de permanência produzidos por jovens cotistas do Curso Curso de Pedagogia, UFPI, Campus de Teresina/PI e Elencar os problemas e as estratégias criadas pelos jovens cotistas do Curso de Pedagogia, UFPI, campus de Teresina/PI para sua permanência. O referencial teórico é fundamentado em: Adad (2014); Gauthier (2012; 2010); Petit (2014; 2019); Carneiro (2023); Evaristo (2020); Gomes (2017); Jesus (2021); Kilomba (2019); Martins (2021); Vaz (2022) dentre outros/as. A metodologia utilizado foi a Sociopoética que tem os seguintes princípios: a formação de um grupo-pesquisador, a valorização das culturas dominadas e de resistência, a utilização do corpo inteiro como episteme de conhecimento, a utilização de técnicas artísticas na produção dos dados e a responsabilidade ética na pesquisa (Adad, 2014). O grupo-pesquisador é instituído pelo facilitador e quadro (04) copesquisadores/as (Fada, Martinez, Blue e Icky) jovens cotistas do Curso de Pedagogia da UFPI, campus de Teresina/PI. A técnica artística utilizada pelo grupo-pesquisador na produção de dados foi nomeada de “Mutante” no uso da técnica artística os/as copesquisadores/as produziram os seguintes mutantes: Mutante-Ele, Mutante-Flower, Mutante-Aquarela e Mutante-Toggy. Durante a pesquisa, o diário de itinerância foi usado pelo grupo-pesquisador de forma coletiva a passarinhar em todo percurso para o registro das experiências e outras vivências enquanto copesquisadores/as. Em vista disso, os/as copesquisadores/as, ao produzirem conhecimento, também criam novas formas de problematizar a permanência na universidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Interno - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Interno - 1714610 - MARIA DO SOCORRO BORGES DA SILVA
Externo ao Programa - 4221710 - MARIA ROSANGELA DE SOUZA
Externo à Instituição - 396.667.273-15 - MARIA ZENAIDE ALVES - UFCAT

Cadastrada em: 02/10/2024
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