Banca de DEFESA: VITÓRIA VIVIAN OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VITÓRIA VIVIAN OLIVEIRA
DATA: 12/04/2024
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: REGIONALIZAÇÃO MIDIÁTICA EM TEMPOS DE REDES SOCIAIS DIGITAIS: ANÁLISE DO PERFIL JORNALÍSTICO DA TV CIDADE VERDE-PI NOS VÍDEOS REELS DO INSTAGRAM
PALAVRAS-CHAVES: Regionalização, rede sociais digitais, videos reels
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

A regionalização midiática tem sido um caminho buscado por empresas do setor de comunicação
para se adaptar às preferências e necessidades locais do público, estabelecer uma conexão mais
próxima e envolvente com essa audiência, além de ser uma estratégia mercadológica para atraiar
anunciantes e verbas publicitárias. Portanto, o objetivo desta dissertação é compreender como as
temáticas e personagens retratados nos vídeos do Instagram da TV Cidade Verde são utilizados
como estratégias de regionalização midiática por parte da referida emissora televisiva. A metodologia adotada baseia-se em revisão bibliográfica para compreender o contexto teórico sobre as temáticas abordadas e fundamentar a pesquisa em bases teóricas sólidas, estudo de caso para oferecer uma perspecti1va concreta e contextualizada acerca das iniciativas em formato vídeo do Instagram da Tv Cidade Verde, assim como análise de conteúdo para interpretar o conteúdo das mídias e identificar padrões, temas e tendências. Como objetivos específicos tem-se: (1) estabelecer relação entre os conteúdos dos vídeos veículos no Instagram da TV Cidade Verde e processo deregionalização midiática da referida emissora televisiva; (2) identificar os critérios de noticiabilidade dos vídeos em formato de Reels no Instagram da TV Cidade Verde; (3) descrever aspectos como temáticas, fontes e atores sociais enfocados, nos vídeos do Instagram da TV CidadeVerde e (4) destacar características que fazem do Reels importante conteúdo de engajamento nas RDS (Redes Sociais Digitiais) da TV Cidade Verde. Para concretização dos objetivos, opta-se por um estudo quanto-qualitativo, com pesquisa exploratória e descritiva.  Centrando-se em um estudo de caso, utiliza-se a análise de conteúdo postado no perfil jornalístico da TV Cidade Verde para a investigar os vídeos Reels, no período de agosto de 2022 a agosto de 2023. Com a presente pesquisa, busca-se contribuir para uma visão mais completa das influências exercidas por essas novas plataformas na vida cotidiana das pessoas, permitindo insights significativos sobre a evolução da comunicação, sua regionalização midiática e seus efeitos na sociedade contemporânea.

Presidente - 1457025 - SAMANTHA VIANA CASTELO BRANCO ROCHA CARVALHO
Interno - 1167703 - PAULO FERNANDO DE CARVALHO LOPES
Externo à Instituição - ADRIANA NADJA LELIS COUTINHO - UFPE
Notícia cadastrada em: 14/03/2024 16:41