A matemática é um componente relevante da educação e um critério na educação
em grande parte do mundo. Devido a importância atribuída à matemática
compreendeu-se que as emoções são importantes no seu processo de
aprendizagem. Particularmente, a ansiedade matemática (AM) é um subtipo de
ansiedade, manifesta através de respostas emocionais negativas a situações
envolvendo matemática. Níveis elevados de AM podem levar a estresse,
comportamento de evitação e baixo desempenho em matemática. Essa pesquisa
dentro de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório tem como foco de
estudo as emoções frente à matemática, especialmente a AM, tendo como
objetivo geral: investigar as emoções frente à matemática através da identificação
e validação de um instrumento, a fim de compreender as dimensões emocionais
associadas à matemática e suas reverberações no desempenho e aprendizagem.
Como objetivos específicos têm-se: identificar os instrumentos acerca das
emoções frente à matemática, realizar uma análise fatorial exploratória do
instrumento AEQ-M para verificar a estrutura de fatores e testar a validade e
confiabilidade no contexto brasileiro do AEQ-M como instrumento de avaliação
das emoções associadas à matemática. Os resultados apontaram uma
heterogeneidade entre os instrumentos selecionados, observa-se que a AEQ-M
desempenha um papel importante na avaliação de variadas emoções relacionadas
à matemática, em diferentes contextos e circunstâncias. Com relação à validação
do instrumento para o contexto brasileiro, espera-se obter um instrumento
confiável e eficaz para mensurar as emoções frente à matemática.