O presente estudo traz como objetivo analisar a formação da/os/es Psicóloga/os/es para uma atuação voltada para gênero e sexualidade. Analisando o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) para os cursos de formação em psicologia nos Institutos de Ensino Superior (IES) públicos do Nordeste brasileiro. Pensando em como as teorias psicológicas de gênero e sexualidade estão sendo abordadas, de modo a refletir na maneira que elas vêm versando frente a este tema na atualidade, e nos diferentes modos de ser no atual contexto social e histórico. O corpus foi composto pelos Projetos Pedagógicos de Cursos de psicologia das Instituições públicas de ensino superior do Nordeste brasileiro, analisando os planos de disciplinas que abordam a interface psicologia e as temáticas de gênero e sexualidade, em cada um dos cursos investigados. O estudo 1 teve como objetivo compreender em quais disciplinas dos cursos as concepções de gênero e sexualidade são estudadas e discutidas, assim como investigar quais os principais eixos debatidos nas disciplinas que versam sobre essas temáticas. Este estudo revelou, a partir das análises, que 19 PPCs apresentaram alguma citação em seu ementário que estivessem relacionados com os temas pesquisados. O conteúdo, analisado foi categorizado em seis classes. Através da análise dessas classes, ficou perceptível a preocupação em debater as temáticas através de uma perspectiva ética, considerando os direitos humanos e todos os fatores políticos, sociais e culturais que perpassam os temas. Compreendendo-os de uma forma interseccional com demais temáticas como raça e classe social. O estudo 2 tem como objetivo analisar as matrizes e ênfases curriculares das disciplinas que versam sobre psicologia escolar educacional e desenvolvimento das Instituições de ensino superior públicas do Nordeste. Este revelou 2 eixos analíticos que tem como títulos “Aspectos do desenvolvimento: Interface com gênero e sexualidade” e “Gênero e sexualidade: Tópicos em psicologia escolar e educacional”.