O presente estudo traz como objetivo explorar as demandas presentes nas instituições de atendimento socioeducativo, a fim de realizar um levantamento do público-alvo e práticas das psicólogas atuantes, em seguida, com base nos referenciais técnicos de atuação da Psicóloga Escolar, analisar as possibilidades de ação desse profissional neste âmbito. A pesquisa contou com a participação de 20 psicólogas atuantes em unidade de atendimento socioeducativo da região Meio-Norte. A análise de dados foi realizada a partir da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural e fora estruturada na forma de 2 artigos científicos. O estudo 1 buscou revelar a realidade abstrata do processo de escolarização dos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, a partir da descrição das práticas e público-alvo de atuação das psicólogas. Este estudo revelou, a partir das análises, 2 eixos analíticos intitulados “desde cedo, a carne mais barata: à quem serve as medidas socioeducativas?” e “o poder da ‘família’: conflitos familiares e afiliação a facções criminosas como fatores determinantes”. O estudo 2 também buscou captar o real imediato da realidade estudada, no entanto o fenômeno de análise foram as demandas existente nas unidades de atendimento socioeducativo. Este, revelou 2 eixos analíticos tendo como títulos “retrato do silêncio: levantamento de demandas presentes nas unidades de atendimento socioeducativo” e “no coração da mudança: possibilidades de intervenção da psicóloga junto as medidas socioeducativas”. Em síntese, os dados analisados evidenciaram que ainda há um distanciamento entre as medidas socioeducativas e a educação, dificultando o processo de ressocialização dos jovens. Partindo disso, estima-se que os resultados dessa presente pesquisa colaborem para o delineamento práticas mais democráticas e humanizadas, no que diz respeito a psicologia junto às medidas socioeducativas.