O tempo de tela tem aumentado entre crianças e adolescentes e seus impactos são preocupação de profissionais da saúde, educadores e pais. O presente estudo de revisão sistemática tem como escopo investigar os achados da literatura dos últimos dois anos sobre os efeitos do uso de mídias de tela e na memória de trabalho e atenção em crianças e adolescentes de 5 a 15 anos. Para isso, foram conduzidas buscas nas bases de dados PubMed, Embase, Web of Science, LILACs e PyscINFO para identificar a literatura relevante. Todo o desenvolvimento da pesquisa seguiu as diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyzes - PRISMA. A pesquisa foi conduzida utilizando-se as seguintes palavras-chaves e suas variações: “screen time”, “mobile phone”, “smartphone”, “tablet”, “videogame”, “attention”, “working memory”, “child”, “covid-19”. Para tanto, foram empregados em conjunto com os operadores booleanos AND e OR. Foram identificados 130 artigos, dos quais 60 foram selecionados para leitura completa e, após avaliação dos critérios de elegibilidade 48 estudos foram excluídos, restando 12 artigos inclusos na revisão. Os achados mostraram que a maior parte dos estudos que investigaram o tempo de tela e atenção encontraram efeitos negativos quanto ao uso excessivo dessas mídias, especialmente para a atenção sustentada e concentração. Apenas um estudo encontrou resultados divergentes para atenção sustentada. Quanto à memória de trabalho, verificou-se que o uso em baixos níveis de exposição do TT foi associado a melhora na MdT, todavia, quando esses níveis se tornam excessivos, efeitos deletérios podem emergir. Os achados da literatura recente ainda são inconsistentes, de modo que fatores como idade, gênero, tipo de conteúdo, tipo de mídia, contexto de uso, são elementos que podem influenciar nos efeitos do TT a médio e longo prazo. Portanto, recomenda-se que as recomendações sobre o uso de mídias de telas devam ser seguidas por pais e responsáveis até que suas implicações e efeitos na cognição de crianças e adolescentes estejam melhor esclarecidos. Por fim, outros estudos que mensurem os efeitos do tempo de tela sobre a atenção e memória necessitam ser realizados para se compreender melhor os meandros e seus efeitos a longo prazo.