A pandemia da COVID-19, levou à necessidade de distanciamento social, o que resultou na
suspensão das atividades de diversos setores, dentre eles, as equipes multiprofissionais da
educação, as quais tiveram de lidar com novas condições laborais, que podem ter afetado os
processos de trabalho e vínculos organizacionais desses grupos. Nesse ensejo, a presente pesquisa
investigou, a partir de uma perspectiva psicossociológica, a qualidade do vínculo organizacional
nas práticas das equipes de trabalho multiprofissionais que atuam nas escolas públicas de
Teresina, no contexto da pandemia da COVID 19. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo-
exploratório, realizado junto às pedagogas, assistentes sociais, psicólogas e psicopedagogas de
três equipes multiprofissionais, lotadas nas Gerências Regionais da Educação em Teresina. Foram
utilizados um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturada. Os dados
foram transcritos, categorizados, e discutidos à luz do referencial da Psicologia Organizacional e
do Trabalho, através do método de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados
corroboram com o apresentado na literatura que problemas de condições de trabalho afetam a
efetividade das equipes. Essas dificuldades interferem na satisfação, realização pessoal e desejo
de permanência na instituição para metade das profissionais de 2 equipes. O comprometimento é
associado pela maioria a questões subjetivas das trabalhadoras, o compromisso ético e social
delas. Entretanto, indícios de entrincheiramento e consentimento foram percebidos em algumas
profissionais. A pandemia é mencionada como fator que agravou as demandas e a sobrecarga de
trabalho, mas que também trouxe maior visibilidade para importância das equipes nas escolas.