Esta dissertação tem como objetivo geral a elaboração de um instrumento de mensuração de
indicadores em saúde mental para a população de discentes universitários que reúna evidências de
validade e precisão. Para alcançar esse objetivo, este manuscrito está estruturado em dois artigos
complementares. O primeiro deles objetiva e Elaborar a Escala de Indicadores em Saúde Mental
para Estudantes do Ensino Superior (EISM-EES), verificando sua validade de conteúdo. Para tal
contou-se com a participação de 60 estudantes universitários e 05 juízes de maneira que os
discentes responderam questões a respeito de conceitos e características acerca da saúde mental no
contexto universitário que fundamentaram a elaboração de um conjunto inicial de itens que
posteriormente foram submetidos à avaliação dos juízes. Ao final das etapas propostas, os valores
do CVC se apresentaram como satisfatórios, revelando adequação do conteúdo da medida proposta.
O segundo artigo, por sua vez, visou explorar as evidências de validade e precisão da ferramenta
construída, bem como a adequação de sua estrutura fatorial. Para a consecução dos objetivos
propostos contou-se com uma amostra total de 387 discentes universitários que responderam à
versão preliminar da EISM-EES e questionários de dados sociodemográficos que possibilitaram,
por meio da aplicação de Análise Fatorial Exploratória, identificar a estrutura fatorial sugerida que
foi submetida a uma Análise Fatorial Confirmatória para verificação da adequação do modelo
sugerido. Em complemento, foram testados e comparados modelos alternativos que estão em
análise e serão adicionados à conclusão do artigo 02.