O bullying é um comportamento negativo e intencional, que ocorre repetidamente e é dirigido a alguém que tem dificuldades em se defender. Sua manifestação ocorre de duas formas: direta e indireta. Na forma direta ocorre ossão característicos os tipos físico e verbal. Enquanto que na forma indireta, estão acontece os tipos relacional e que se manifesta por exclusão sistemática do indivíduo de um grupo, fofocas, dentre outros. O cyberbullying, este último mais tem as mesmas características do bullying tradicional, entretanto, é praticadarecente e praticado, exclusivamente, por meios eletrônicos geralmente e-mails, celulares, blogs, sites e redes sociais. Considerando as consequências do envolvimento no bullying, como agressor ou vítima, e a necessidade de contar com medidas concisas, e psicometricamente adequadas para mensurar o fenômeno, Este este trabalho tem como objetivo principal elaborar uma escala que permita avaliar asa Escala de vítimas Vitimização de bullying Bullyingi, que permitirá avaliarnos em seus os quatro tipos de manifestação (verbal, físico, cyber e relacional) o bullying físico, verbal, relacional e cyberbullying. O trabalho será realizado em duas etapasabrangerá dois estudos independentes: Estudo I. Elaboração e evidências de validade e precisão da escala de vitimização de bullying (EVB). Esta etapa do estudo seguirá as diretrizes apontadas pela literatura.Inicialmente serão entrevistados 20 profissionais escolares (psicólogos e educadores) que deverão descrever situações e comportamentos característicos de cada um dos tipos de bullying. Após operacionalização dos itens preliminares, estesAssim inicialmente será dado um livreto a 20 profissionais especialistas em bullying contendo definições deste comportamento e suas variações para a etapa de elaboração dos itens considerando os quatro tipos de bullying. Os itens elaborados serão submetidos a avaliação análise de juízes, na qual se prevê a escolha dos 32 itens mais característicos dos 4 tipos de bullying. A versão preliminar da EVBCumprida esta etapa e considerando todos os procedimentos éticos para pesquisas com seres humanos dispostos na Resolução No 510, de 07 de abril de 2016, do Conselho Nacional de Saúde, o instrumento será aplicado e para isto serão contatadas, então, será apliacada a 250 crianças, com idades variando de 8 a 14, matriculadas no Ensino Fundamental, com objetivo de avaliar evidencias de validade e precisão da medida. Os dados só serão coletados após aprovações éticas, das escolas e responsáveis pelos menores. do 3º ao 9o ano para responder a EVB preliminar... Os dados serão analisados através do pacote estatístico IBM SPSS (versão 23) e Factor 9.2.. Já o Estudo Com o primeiro serão calculadas estatísticas descritivas (de tendência central e dispersão) com objetivos de caracterizar a amostra. Enquanto que com o segundo será realizada a análise de dimensionalidade da EVB, tendo em conta os métodos da Análise Paralela e Hull Comparative Fit Index-CFI através de uma análise fatorial exploratória categórica ULS (Unweighted Least Squares) e matriz de correlações policóricas e buscar-se-á avaliar a precisão da EVB através do índice de consistência interna alfa de Cronbach ( ) com base nas correlações policóricas e pelo ômega (ω) de McDonald, coerentes com a natureza ordinal da medida. ESTUDO II. Comprovação da estrutura fatorial da EVB e análise dos parâmetros de seus itens. O segundo estudo tem como objetivo avaliar, com análises confirmatórias, a estrutura fatorial demonstrada encontrada no Estudo Iestudo prévio. , Além além de avaliar os parâmetros dos itens, através do Modelo de Resposta Gradual da TRI, que permitirá propor uma versão da EVB pautada escolher osnos quatros melhores itens de cada dimensão, isto é, os itens mais informativos., Deste modo, ao final poder-se-á contar com uma medida que primará pela parcimônia, sendo curta e de fácil aplicação em conjunto com outros instrumentos de interesse. Estimase contar com 300 estudantes do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas. Estes irão responder a EVB, versão validada no Estudo I, e questões sociodemográficas. A coleta acontecerá após os pais e/ou responsáveis autorizarem seus estudantes a participarem do estudo, além do agendamento prévio com as direções das instituições educacionais. Neste Para as análises dos dados seráão utilizado orealizadas no software R, com ele será possível realizar análise descritivas, com a finalidade de caracterização da amostra., Com com a utilização do pacote Lavaan executar-se-á uma Análises Fatorial Fatoriais Confirmatórias (AFC) categórica (ordinal), com estimador Weighted Least Squares Mean and Variance-Adjusted implementado na matriz de correlações policóricas, considerando a natureza ordinal dos dados. Os seguintes indicadores serão utilizados para avaliar a adequação do modelo: (1) Comparative Fit Index (CFI) - é um índice comparativo, frequentemente, valores a partir de 0,90 são referências de um modelo ajustado; (2) Tucker-Lewis Index (TLI) - apresenta uma medida de parcimônia entre os índices do modelo proposto e do modelo nulo, varia de zero a um, com valores acima de 0,90 como aceitáveis; (3) Root-Mean-Square Error of Approximation (RMSEA) e seu intervalo de confiança de 90%(IC90%). O pacote Psych será adotado para avaliar a confiabilidade, considerando os índices alfa de Cronbach (correlações policóricas) e o ômega (ω) de McDonald. Ademais, considerando que os itens são politômicos será utilizado o Modelo de Resposta Graduada, com finalidade de avaliar os parâmetros dos itens e reduzir o número de itens da EVB, utilizandose, para tanto, o pacote Mirt.