Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYCON CAMPOS DE ALMEIDA

DISCENTE: MAYCON CAMPOS DE ALMEIDA
DATA: 16/09/2024
LOCAL: Online - Plataforma Google Meet - https://meet.google.com/qxk-vchb-wgg
TÍTULO: Prática esportiva e orientação à queixa escolar: sentidos atribuídos por psicólogas(os) escolares e educacionais
PALAVRAS-CHAVES: Queixa Escolar; Prática Esportiva; Atuação em Psicologia Escolar
ÁREA: Psicologia

A queixa escolar é compreendiacomo demandas levantadas por pais, coordenadores pedagógicos e professores acerca dos problemas e dificuldades que estudantes possam enfrentar no ambiente escolar. A definição de queixa escolar emerge para substituir os problemas de aprendizagem, alunos problemáticos e inquietos, pois essas terminologias responsabilizavam o estudante pelo suposto fracasso escolar. Queixa Escolar, conforme o surgimento da Orientação à Queixa Escolar, coloca o estudante como protagonista do seu processo de escolarização.  Com a implementação da Lei nº 13.935, aprovada em 11 de dezembro de 2019, psicólogas escolares e educacionais (PEE’s)estão mais presentes em escolas da rede básica de ensino, concomitante com o Serviço Social e demais agentes, como professores e professoras de Educação Física escolar. O estudo em questão tem como objetivo geral: Apreender os sentidos atribuídos por PEE’s a prática esportiva como uma estratégia frente à queixa escolar e como objetivos específicos: Revelar os sentidos atribuídos por PEE’s sobre prática esportiva como potencial estratégia educativa; Verificar quais demandas relacionadas à queixa escolar a prática esportiva pode contribuir; Caracterizar as intervenções utilizadas pelas PEEs através da prática esportiva na sua atuação frente a demandas relacionadas à queixa escolar; Identificar desafios enfrentados por PEE”s na articulação e implementação de suas intervenções utilizando as práticas esportivas na sua atuação frente à queixa escolar. Este estudo é de abordagem qualitativa, com base na Psicologia Histórico-Cultural. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba e recebeu parecer favorável à realização da pesquisa (CAAE: 77187024.3.0000.0192 e parecer N°: 6.814.422). O estudo contou com a participação de 64 PEE’s das cinco regiões do Brasil. Os dados foram apreendidos via formulário eletrônico online do Google Formulários. Os procedimentos analíticos dos dados serão realizados na perspectiva Histórico-Cultural por meio da dialética singular-particular-universal. A descrição empírica dos dados se dará pelo desenvolvimento de dois estudos. O estudo 01, intitulado: Sentidos atribuídos por PEE’s a prática esportiva frente às queixas escolares, abordará os dois primeiros objetivos específicos, e o Estudo 02: Intervenções utilizadas por PEE’s frente a queixa escolar através da prática esportiva e os principais desafios para sua implementação, abordará os dois últimos objetivos específicos. Ambos os estudos serão apresentados na Qualificação II.

Presidente - 876.309.823-72 - FAUSTON NEGREIROS - UnB
Interno - 2441003 - RAQUEL PEREIRA BELO
Externo à Instituição - REGINA LUCIA SUCUPIRA PEDROZA - UnB
Notícia cadastrada em: 10/09/2024 12:14