Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA KARINA FONTINELE DOS SANTOS

DISCENTE: ANA KARINA FONTINELE DOS SANTOS
DATA: 20/08/2024
LOCAL: meet.google.com/tsj-txtg-jbz
TÍTULO: Conceitualização de Caso Colaborativa na Prática Clínica Cognitivo- Comportamentais: um estudo com profissionais e estudantes de Psicologia
PALAVRAS-CHAVES: Terapia Cognitivo Comportamental; Conceitualização Cognitiva; Conceitualização de casos.
ÁREA: Psicologia

Na perspectiva da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), conceitualizar é mapear, construir um panorama do funcionamento do cliente, com o objetivo de realizar intervenções eficazes. A conceitualização cognitiva se trata de uma técnica de compreensão do caso dos clientes e um mecanismo utilizado para propiciar a adesão ao tratamento por parte deles. Quando aplicado de forma adequada evidencia a capacidade do profissional, tanto teórica quanto tecnicamente. O objetivo do presente estudo é apreender e analisar a utilização da conceitualização cognitiva na prática clínica por profissionais e estagiários do litoral do Piauí. Para tanto realizou-se uma pesquisa qualitativa, caracterizada pelo método descritivo-exploratório. Contou-se com 40 participantes, entre estudantes e profissionais. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, questionário de autoavaliação sobre capacidades técnicas e entrevista semiestruturada com perguntas sobre o uso da conceitualização e percepções sobre o tema. A abordagem aos profissionais deu-se através de contato com as clínicas da cidade, já os estudantes
foram contactados através do Serviço Escola de Psicologia. Com aqueles que se encaixaram nos critérios de inclusão e aceitaram participar do estudo, foi agendado dia e horário convenientes para realização da entrevista, que foi gravada e posteriormente transcrita para análise. Os dados sociodemográficos, foram submetidos  a estatísticas descritivas por meio do software IBM SPSS versão 21.0. Já os dados da entrevista foram analisados pelo programa IRAMUTEQ, que se trata de software gratuito que possibilita diferentes tipos de análise de dados textuais. No que tange aos resultados, verificou-se a frequência do uso da conceitualização e a relevância da mesma para os estudantes e profissionais. Quanto aos estudantes, visualizou-se que na totalidade estão sendo orientados no uso desta ferramenta, bem como, compreendem a importância dela e a utilizam em seus estágios. Para os profissionais observou-se que a quase totalidade entende o conceito e a importância, porém, nem todos utilizam em sua prática. Os resultados da Classificação Hierárquica Descendente (CHD) para os estudantes registrou quatro classes, que puderam ser denominadas como:1-Atendimentos; 2- Conceitualização; 3-Estágio e 4-Graduação. Para os profissionais duas classes, que puderam ser denominadas como:1-Atendimentos; 2- Graduação. Estima- se que o presente estudo contribuirá para ampliar as discussões sobre a prática clínica e suas contribuições no cenário atual, entre os profissionais da área. E que seus dados possam subsidiar futuras investigações e a elaboração de propostas de capacitação e supervisão clínica com o escopo de contribuir para futuras intervenções, que proporcionem eficácia do atendimento clínico em TCC.

Externo à Instituição - ESTEFANEA ELIDA DA SILVA GUSMAO - UFC
Presidente - 1816247 - PALOMA CAVALCANTE BEZERRA DE MEDEIROS
Interno - 1867530 - SANDRA ELISA DE ASSIS FREIRE
Notícia cadastrada em: 19/08/2024 22:11