Instrumentos psicométricos são fundamentais para pesquisas e intervenções psicológicas. No contexto da ansiedade de prova em estudantes universitários, escalas multidimensionais possibilitam uma avaliação mais abrangente. Este estudo teve como objetivo adaptar e validar a versão brasileira do Test Anxiety Measure for College Students – Short Form (TAM-C-SF), seguindo uma abordagem biopsicossocial da ansiedade de prova. Foram conduzidos dois estudos complementares. O Estudo 1 visou adaptar a TAM-C-SF ao Brasil, reunindo evidências de validade da estrutura interna. O Estudo 2 testou sua estrutura fatorial e validade convergente. Na primeira etapa, 250 estudantes universitários (M = 23,54; DP = 6,14) participaram da tradução e validação semântica. A Análise Paralela indicou quatro fatores e 22 itens (carga ≥ 0,40), com coeficientes alfa de Cronbach e ômega de McDonald acima de 0,70, garantindo a confiabilidade do instrumento. Na segunda etapa, a estrutura foi testada em 302 estudantes (M = 24,5; DP = 7,42). A Análise Fatorial Confirmatória (AFC) confirmou a estrutura (CFI = 0,993; TLI = 0,992; RMSEA = 0,060). A escala apresentou validade convergente, com forte correlação com a CTAS (ρ = 0,781, p < 0,001) e moderada com a DASS-21 (ρ = 0,624, p < 0,001). O instrumento permite uma análise integrada dos fatores envolvidos na ansiedade de prova, fornecendo uma medida psicometricamente robusta e culturalmente adequada para pesquisas e intervenções no ensino superior.