A docência acompanha o desenvolvimento socio-histórico da humanidade, sendo essencial para o
progresso da sociedade e de seus indivíduos. Professores e professoras lidam diariamente com
demandas de trabalho em interação com diversos atores escolares, configurando a profissão como
relacional e com características específicas. Diante disso, este estudo analisou elementos da
cultura organizacional e expressões afetivas relacionadas às demandas de trabalho emocional de
professores de duas escolas públicas de Ensino Fundamental de Parnaíba-PI, fundamentando-se
nas teorias de Schein e Hochschild.
Após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, as instituições foram visitadas, e entrevistas
individuais foram realizadas com os professores participantes, que contribuíram de forma
voluntária e sigilosa. As respostas foram examinadas por meio da técnica de Análise de
Conteúdo, o que possibilitou identificar seis eixos centrais: 1) desenvolvimento profissional, 2)
artefatos, 3) valores compartilhados, 4) pressupostos básicos, 5) trabalho emocional e 6) suportes
e desafios docentes.
O estudo aprofundou-se na trajetória profissional e nos contextos de trabalho dos participantes,
explorando a cultura organizacional das escolas, os aspectos emocionais que permeiam essas
vivências e os fatores que facilitam ou dificultam o exercício da docência. A pesquisa contribuiu
para os campos da Psicologia, Psicologia Organizacional do Trabalho e Educação, ao abordar
temas relevantes a essas áreas, oferecendo subsídios para novas perspectivas teóricas e práticas
sobre o trabalho docente e suas complexidades.