O bullying que se caracteriza por ser um tipo de comportamento violento realizado com o objetivo de intimidar, humilhar e provocar algum dano ao outro. A depressão é uma das variáveis mais associadas como consequência do envolvimento com bullying. No entanto, alguns aspectos como apoio social e os valores sociais são relatados na literatura como fatores de proteção. Diante desses aspectos chega-se a seguinte questão problema: os valores humanos assumem uma função protetora em crianças e adolescentes envolvidos em episódios de bullying no desenvolvimento de depressão? Nesse sentido para alcançar os objetivos propostos serão realizados três estudos. O estudo 1, teve como objetivo compreender a relação entre perpetração de bullying e depressão em crianças e adolescentes. Para isso foi realizado uma revisão de escopo, seguindo os critérios PRISMA. A análise dos estudo revelou que perpetração de bullying e depressão se associam de diferentes maneiras: preditiva e correlacional. O estudo 2 teve como objetivo elaborar e validar a Escala Global de Bullying – Agressor e Vítima ( EGB – AV). Foram realizadas análises de Análise Fatorial Exploratória (AFE), Análise Fatorial Confirmatória (AFC), TRI (especificamente o Modelo de Resposta Graduada) e Análise Fatorial Confirmatória Multigrupo (para sexo e tipo de escola; AFCMG) com os softwares Factor, R e SPSS. Os índices da medida se mostraram psicometricamente adequados e os achados foram discutidos a partir da literatura. No estudo 3, o objetivo foi verificar o papel moderador dos valores sociais (interativos e normativos) na relação entre bullying e depressão em crianças e adolescentes. Com o SPSS foram realizadas análises descritivas para caracterização da amostra. Com o Process foi executada a análise de moderação, em que foi possível identificar que valores interativos mediaram a relação entre perpetração de bullying e depressão.