A presente dissertação tem como objetivo avaliar e adaptar as propriedades psicométricas de
validade e precisão das seguintes medidas: Sexting Motivations Questionnaire e a Sexting
Attitude Scale, além de verificar quais instrumentos psicométricos que foram utilizados em
artigos científicos nos últimos cinco anos nacionalmente e internacionalmente apartir de uma
revisão sistemática. O sexting é uma expressão que deriva do inglês, junção da palavra sex (sexo)
com texting (torpedo), e é definido como a troca de mensagens de textos, fotos ou vídeos
sexualmente sugestivos e/ou provocantes, por intermédio de smartphones, internet ou redes
sociais. Verificou-se as evidencias de validade e precisão dos dois instrumentos que mensuram as
motivações e atitudes de sexting, e avaliou-se os parâmetros dos itens (dificuldade e
discriminação) via Teoria de Resposta ao Item (TRI) utilizando o Modelo de Resposta Graduada,
para tanto utilizou-se os programas IBM SPSS e R (versões 21 e 3.3.3, respectivamente). A
dissertação se estrutura em formato de artigos, compondo-se por três, o primeiro trata-se de uma
revisão sistemática a respeito dos instrumentos que mensuram o sexting encontrados em artigos
nos últimos cinco anos, o segundo artigo tem como escopo adaptar para o Brasil a medida Sexting
Motivations Questionnaire, e por fim o último artigo trata-se da validação da medida denominada
Sexting Attitude Scale. Portanto, a presente dissertação contribui para a literatura brasileira
fornecendo evidências psicométricas em torno de medidas que avaliam o sexting, e apresentação
de um panorama abrangente atual da disponibilidade de instrumentos de avaliação de sexting em
contexto nacional e internacional.