A expansão da inserção do psicólogo no campo da saúde trouxe como desdobramentos um acúmulo de estudos que tratam sobre a inserção, a atuação e a formação do psicólogo no campo da Saúde. Estes estudos apontam para a necessidade de ampliação da discussão teórica e prática da formação do psicólogo na Saúde aproximando a profissão do campo de debates da Saúde Coletiva. Partindo disso, indagamos: como a Saúde tem sido discutida mais amplamente na formação em Psicologia no Brasil? e Quais as interfaces entre Psicologia e a Saúde Coletiva ao longo da formação de psicólogos? Como objetivo geral propomos: investigar os fundamentos epistemológicos, metodológicos e ético-políticos da Saúde que orientam os processos formativos nos cursos de Psicologia no Brasil. Como específicos: a) identificar as concepções de Saúde presentes nos currículos de psicologia; b) analisar as dimensões teórico-metodológicas e técnico-operativas desenvolvidas no decorrer da formação em Psicologia para atuar no campo da Saúde; e c) conhecer a forma com que os estudantes de Psicologia do Piauí vivenciam e se implicam com os processos formativos para atuar na Saúde. Metodologicamente, trata-se de um estudo de cunho descritivo, com abordagem qualitativa. O mesmo contemplará duas etapas. A primeira, estruturada com base no delineamento documental, utilizou como fonte de produção dos dados os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Psicologia (PPC) no Brasil, disponíveis em domínio público (n=40). A análise, apoiada no software IRAMUTEQ, contemplou três componentes: Ementas; Disciplinas; e Referências Bibliográficas. A segunda contemplou uma pesquisa de campo com graduandos dos cursos de Psicologia de Instituições de Ensino Superior das cidades de Parnaíba/PI e Teresina/PI. Como instrumentos para produção de dados nessa etapa, utilizamos a técnica de entrevista grupal. Tais entrevistas foram analisadas, com base no processo de análise das práticas discursivas, por meio da técnica dos Mapas de Associação de Ideias.