O objetivo da presente investigação bibliográfica consiste em analisar como a educação baseada no ideal de autonomia e liberdade proposto por Kant pode ajudar a pensar a educação nos dias atuais na realidade de um país como o Brasil, que diante dos maus investimentos feitos pelos governos nesta área, levando a uma situação de heteronomia, tornando a população dependente a princípios que não condizem com uma vida humana digna em seu sentido mais significativo, como cidadãos cônscios dos seus direitos e deveres e participantes de sua vida social autêntica, baseada na liberdade. Tudo isso aliado a falta de estrutura da escola e família, proporcionando cansaço e desesperança na educação. A presente investigação consiste em analisar o que realmente pode ser compreendido como autonomia e liberdade na perspectiva kantiana para a educação. Em vista da proposta levantada buscou-se uma fundamentação teórica com o objetivo de projetar o ensino de filosofia como uma experiência do pensamento demonstrando ser uma disciplina relevante porque permite um encontro que induz ao ato de pensar, permitido que o estudante construa sua própria visão sobre a realidade que podemos delinear como educação menor onde o ensino de filosofia deve oportunizar o protagonismo. Desse modo, tem-se a intensão de contribuir para o aprimoramento do ensino de filosofia superando uma visão de senso comum estimulando ao autoconhecimento, o enfretamento em sociedade, aproximando-a cada vez mais das áreas de conhecimento do sistema educacional.