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Banca de DEFESA: BRISA FIDELES GANDARA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRISA FIDELES GANDARA
DATA: 21/05/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Reuniões - Curso de Medicina
TÍTULO: Vigilância do desenvolvimento cognitivo infantil em Parnaíba: Práticas e percepções na Atenção Básica
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento infantil, saúde da criança, atenção primária à saúde
PÁGINAS: 25
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

O desenvolvimento infantil para aquisição de competências psicomotoras e socioafetivas evolui de forma rápida nos primeiros anos de vida, de forma que é de suma importância a redução de fatores de risco negativos para o desenvolvimento e aumento da exposição a estímulos promotores. Este trabalho está pautado na necessidade de melhoria da vigilância do desenvolvimento infantil, como estratégia para reduzir as iniquidades sociais através da garantia de formação de adultos com pleno desenvolvimento cognitivo. Teve-se por objetivo realizar um levantamento das práticas na Atenção Básica acerca do desenvolvimento infantil, das percepções de mães sobre o desenvolvimento das crianças e a assistência prestada. Para tanto, realizou-se entrevistas e aplicação de questionário semiestruturado com médicos e enfermeiros da Atenção Básica em Parnaíba e roda de conversa com mães usuárias do serviço de saúde. Obteve-se como resultado que mais de 80% dos enfermeiros realizam puericultura como estratégia de vigilância do crescimento e desenvolvimento, 36,6% dos profissionais preenchem a caderneta de saúde da criança com informações sobre o desenvolvimento, 70% realizam orientações sobre estimulação precoce e desenvolvimento saudável e 74% dos profissionais se consideram aptos a reconhecer atrasos precocemente, contudo referem carecer de capacitações. Em relação a percepção das mães, constatou-se que a caderneta da criança funciona como um instrumento para acompanhamento do crescimento e vacinação muito mais do que para a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor, além disso recorrem mais a experiência de pares e recursos tecnológicos para obterem informações sobre o tema, delegando ao serviço de saúde apenas as condições patológicas. Desta forma percebe-se a necessidade de melhoria das informações tanto na educação em saúde junto as mães quanto no processo de trabalho da equipe e na formação de profissionais com tais competências para garantir o cuidado integral a saúde da criança.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2024772 - BELISA MARIA DA SILVA MELO FONSÊCA
Presidente - 423005 - JOSE IVO DOS SANTOS PEDROSA
Externo ao Programa - 2027914 - LORENA SOUSA SOARES
Externo ao Programa - 1751868 - MONALISA PONTES XAVIER
Notícia cadastrada em: 02/05/2019 12:21
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