A Motivação do Serviço Público, concebida como a predisposição de um indivíduo para
responder a motivações fundamentadas principal ou unicamente em instituições públicas, é
tema que desperta grande interesse acadêmico, em virtude da esperada associação do
construto com o desempenho dos trabalhadores. Este trabalho tem como objetivo principal
analisar a associação da motivação do serviço público com outros dois construtos também
considerados influentes no desempenho organizacional: a satisfação e o comprometimento,
junto a servidores técnico-administrativos em educação. Para tanto, será desenvolvida
pesquisa quantitativa, utilizando-se escalas de Motivação no Serviço Público, Satisfação no
Trabalho e Comprometimento Organizacional (dimensão afetiva) com profissionais da
Universidade Federal do Piauí, além de perguntas de cunho sociodemográfico, com o intuito
de conhecer os perfis destes trabalhadores, agrupá-los por características comuns e observar
se há tendência de associação entre tais características e os níveis dos construtos a serem
analisados. Entende-se como de grande relevância a investigação dos graus de motivação do
serviço público, satisfação e comprometimento organizacional desses servidores, bem como
das relações entre tais construtos, considerada a possibilidade de contribuição tanto para o
êxito da instituição, enquanto prestadora de relevante serviço público na área da educação,
como para melhorias para seus servidores e comunidade acadêmica em geral. Também
poderão ser propostas, ao final do estudo, o aprimoramento ou a adoção de práticas
administrativas percebidas como influências positivas para a motivação do serviço público,
satisfação e comprometimento com o trabalho, bem como, por outro lado, a modificação,
substituição ou mesmo supressão de ações ou atitudes que possam provocar redução nos
índices destes construtos e, provavelmente, em consequência, menores níveis de desempenho.