setor público tem sido cobrado a ser mais inovador, estabelecer laços mais próximos com a sociedade, ser mais eficiente e prestar serviços de maneiras diferentes. Destacam-se, nesse sentido, a incorporação de tecnologia da informação, como no caso do governo eletrônico, a implementação de metas e indicadores de desempenho, e a adoção de práticas gerenciais externas para a qualidade do serviço e resultados. Todas essas mudanças exigem alterações na cultura das organizações públicas. Nesse sentido, foi desenvolvida no último mandato governamental uma das iniciativas mais significativas no que diz respeito à gestão de desempenho, a implementação do Programa de Gestão e Desempenho-PGD, responsável por protagonizar uma mudança com impacto transformador na organização do trabalho tradicional do serviço público, pois representa uma mudança de cultura, ao substituir controle de frequência por controle de produtividade, com metas, prazos e tarefas definidas e podendo ser adotada a modalidade de trabalho presencial ou teletrabalho, no país ou no exterior. Para compreender melhor esse fenômeno, a pesquisa possui como objetivo principal analisar o processo de transformação cultural no contexto organizacional da UFPI e compreender a capacidade de adaptação da instituição diante das mudanças desencadeadas pela implementação do PGD. Quanto à abordagem a pesquisa configura-se como qualitativa. Dados os objetivos, a pesquisa caracteriza-se por exploratória. Como instrumento de coleta de dados será adotado o Grupo Focal. Essa abordagem visa fornecer insights valiosos que contribuam para orientar a UFPI em sua postura estratégica em relação a esse programa, permitindo uma adaptação eficaz diante dos desafios e a maximização das oportunidades apresentadas.