Os aspectos da Internacionalização de uma Instituição de Ensino Superior podem ser evidenciados através do processo decisório e dos fatores que atraem (pull) os estudantes a determinada Instituição Federal de Ensino Superior e os fatores que compelem (push) estudantes a deixar seus países natais (ou de proveniência) em função de aspirações educacionais. Este estudo, nesse sentido, buscou verificar quais fatores influenciaram ex-estudantes internacionais da Universidade Federal do Piauí (UFPI) vinculados ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), descrevendo também suas impressões em relação à vivência na UFPI. Os dados foram coletados por meio de roteiro de entrevistas individuais e interpretados qualitativamente através da análise de conteúdo. E utilizou-se também a análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPI para o período entre 2015 e 2019 para fazer surgir ideias de aprimoramento concernentes aos dicentes, docentes, funcionários e gestores dos campi. O estudo do processo decisório elucidou novas noções referentes ao impacto de cinco fatores (Efeito País de Proveniência, Efeito País Anfitrião, Efeito Instituição de Destino, Imagem da Cidade, e Razões Pessoais) na escolha dos estudantes internacionais da UFPI, contribuindo, assim, para melhor compreensão: da institucionalização das atividades ligadas à internacionalização, dos antecedentes de internacionalização que influenciam o processo decisório, e das expectativas dos alunos internacionais da Universidade Federal do Piauí.