A gestão das Instituições de Ensino Superior é exercida por professores que além de realizarem as atividades de ensino, pesquisa e extensão assumem cargos gerenciais, muitas vezes, sem desenvolverem as competências necessárias ou possuírem formação acadêmica para o desempenho da função. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as competências, oportunidades e desafios encontrados pelos docentes que assumem cargos de gestão na UFPI. Para responder ao problema de pesquisa será realizada uma pesquisa qualitativa de abordagem descritiva, utilizando um roteiro de entrevista semiestruturado com docentes ativos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que ocupam cargos de gestão. Como lente de análise do modelo teórico deste trabalho será utilizada a Teoria das Representações Sociais. Por fim, para tratar e interpretar os dados da pesquisa será realizada análise temática de lógica interpretativista, proposta por Braun e Clarke (2006). Pretende-se, portanto, que este trabalho contribua no campo teórico para uma melhor compreensão sobre os professores do ensino superior sob o enfoque da gestão a fim de cooperar no preenchimento das lacunas através de uma visão geral da produção acadêmica relativa ao tema. A contribuição gerencial que o estudo evidencia, expõe além dos papéis tradicionalmente desempenhados - docente e pesquisador -, as competências desses agentes de transformação e os consequentes desafios e oportunidades que surgem no exercício de funções gerenciais. E no campo prático, vislumbra-se a possibilidade de oferecer subsídios para a Superintendência de Recursos Humanos (SRH) avaliar as políticas institucionais e as necessidades dos gestores, além de delinear planos de treinamento a partir das competências identificadas.