Banca de QUALIFICAÇÃO: KATIA CILENE DE OLIVEIRA PEREIRA

DISCENTE: KATIA CILENE DE OLIVEIRA PEREIRA
DATA: 30/09/2024
LOCAL: RELATÓRIO ON LINE
TÍTULO: RISCO DE SUICÍDIO EM ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS VITIMAS DE VIOLÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Suicídio. Ideação Suicida. Tentativa Suicida. Violência. Adolescência.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública

Introdução: O suicídio é um fenômeno complexo, universal e um grave problema de saúde pública global. É considerado um ato deliberativo realizado pelo próprio indivíduo, de forma consciente e intencional, cuja intenção é a de provocar a própria morte. Mundialmente, nas últimas décadas, o suicídio cresceu significativamente na população jovem (15 a 29 anos) aparecendo como a quarta causa de morte mais recorrente para esse público. No Brasil, constitui a terceira causa de óbitos ocorridos na faixa etária de 15 a 19 anos. Existem fatores de risco para a manifestação desse evento que elevam a sua vulnerabilidade. Dentre esses fatores temos: transtornos mentais, violência, desemprego, aspectos socioeconômicos, falta de apoio social e eventos estressantes. Objetivo: teve como objetivo analisar o risco de suicídio em adolescentes vítimas de violência, a partir da própria percepção de escolares do ensino médio da rede pública de Teresina (PI) e verificar quais as variáveis sócioeconomicas se constituem risco ao comportamento suicida. Métodos: Estudo quantitativo não experimental transversal descritivo e correlacional-causal. Considerou-se uma amostra de 208 (duzentos e oito) adolescentes do Ensino Médio de escolas públicas urbanas de Teresina (PI), obtida a partir do cálculo amostral considerando o nível de confiança de 95%, a margem de erro de 5% e a prevalência de 14,54% para a população de 20.007 alunos matriculados no ensino médio das escolas públicas de Teresina. Para a coleta de dados, utilizou-se a combinação de dois instrumentos: o questionário socioeconômico e o Youth Risk Behavior Survey (YRBS), estabelecendo uma amostra de forma proporcional a quantidade de alunos matriculados nos diferentes estratos: Norte, Sul, Leste, Sudeste e Centro. A análise utilizou o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 26.0, aplicando a estatística descritiva, utilizando a frequência absoluta e relativa para os dados qualitativos, e média, mediana e desvio padrão para as variáveis quantitativas. O intervalo de confiança foi aplicado tanto para a média quanto para a frequência relativa. Para avaliar a associação entre as variáveis relacionadas a violência e suicídio, utilizou-se o teste qui-quadrado com correção de Yates para as variáveis categóricas e o modelo de regressão logística binária para calcular a razão de chances. Foi considerado um índice de confiabilidade de 95% (p < 0,05). Realizaram-se correlações e interpretações comparativas dos resultados, fazendo uso de teorias acerca da temática. Resultados: identificou-se uma associação estatística entre: ideação e tentativa suicida com as variáveis gênero, renda familiar, violência física e violência sexual(p-valor>0,05), revelando a violência sexual como fator precipitante significativamente potencializador da ideação e tentativa suicida. Conclusões: abordar o risco do comportamento suicida associado à experiência de violências requer concebê-lo como um problema social de saúde pública evitável, requerendo o desenvolvimento e fortalecomento de políticas públicas de saúde e de segurança pública, com vistas ao enfrentamento dos risco à saúde e à promoção do bem-estar dos adolescentes.

Presidente - 2058744 - CÁSSIO EDUARDO SOARES MIRANDA
Externo à Instituição - DANIELLE ZILDEANA SOUSA FURTADO - CET
Interno - 2655082 - HILDA MARIA MARTINS BANDEIRA
Externo ao Programa - 1814100 - RENATA GOMES MONTEIRO