Introdução: Saúde e educação são constantemente evocadas quando a questão gira em torno das condições da qualidade de vida das pessoas, em especial dos jovens e adolescentes em idade escolar. Objetivo: Analisar as necessidades formativas na promoção da educação sexual como estratégia de prevenção do HPV na perspectiva dos coordenadores pedagógicos nas escolas de Piripiri/PI. Métodos: Pesquisa qualitativa (Alves, 1991), do tipo colaborativa (Bandeira, 2021), com coordenadores pedagógicos de 12 escolas públicas de ensino fundamental anos finais de Piripiri-PI que estão localizadas no interior do Piauí. Para a coleta e produção de dados foi utilizado o questionário (Fachin, 2006), para caracterização pessoal e profissional dos coordenadores pedagógicos e os desafios na gestão escolar, realizado em setembro de 2023 e o grupo focal (Gatti, 2005) para identificar as manifestações tipologicas de necessidades formativas realizado em setembro de 2023. A pesquisa foi dividida em cinco etapas: diagnóstico, planejamento, implementação, análise e síntese. Os dados coletados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo (Bardim, 2016). Resultados: Foram evidenciadas as manifestações tipológicas de necessidades do sistema, dificuldade, lacunas, carência, discrepância e possibilidade. Foi possivel realizar uma formação em educação sexual com os coordenadores pedagógicos a partir das necessidades manifestadas durante a pesquisa, a qual contou com a presença dos 12 coordenadores pedagógicos, bem como outros convidados que participaram como ouvintes, totalizando 26 participes. Conclusão: Com a realização do grupo focal, os coordenadores pedagógicos puderam compartilhar suas vivências e experiências, manifestar suas necessidades formativas, bem como repensar suas práticas e seu papel com CP. Como resultado, foi desenvolvida uma proposta formativa em Educação Sexual nas escolas: currículos e práticas para atender suas necessidades em como trabalhar com essa temática no ambiente escolar.