Introdução: A Síndrome Metabólica (SM) constitui um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Ultimamente, os estudos têm demonstrado frequente presença entre crianças e adolescentes. Dessa forma, as ações de saúde a esse público devem ser intensificadas e aprimoradas, objetivando evitar o desenvolvimento dos fatores de risco para a SM. O uso de cartilhas educativas é uma estratégia de educação em saúde relevante para promover conhecimento sobre a SM. Objetivo: Validar clinicamente uma cartilha educativa para a promoção do conhecimento sobre medidas de prevenção da SM em adolescentes. Métodos: Estudo do tipo quase experimental, realizado no ano de 2020 com 37 adolescentes de cinco escolas públicas da rede estadual de Picos-PI. Foi realizado em duas fases: primeiramente o desenvolvimento de um roteiro de questões sobre a prevenção da SM e a validação de conteúdo por 17 especialistas. A segunda fase constitui-se na intervenção quase-experimental com a implementação da leitura da cartilha educativa, Síndrome Metabólica: como me prevenir?, e a avaliação do nível de conhecimento dos adolescentes por meio do roteiro de questões. Para analisar a validade de conteúdo do roteiro de questões foi calculado o Índice de Validade e Conteúdo (≥ 0,78) e o teste binomial, considerando 5% de nível de significância. Para estimar a confiabilidade estatística realizou-se o coeficiente Alpha de Cronbach (>0,70). A análise dos efeitos da intervenção educativa foi realizada por meio do teste de McNemar, considerou-se o valor de p<0,05. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, com o número do parecer 3.644.984. Resultados: O roteiro de questões foi validado com IVC total de 0,86. Três assertivas foram eliminadas (IVC<0,78). No teste binomial a maioria das questões obtiveram valor de p>0,05, confirmando a concordância das respostas dos itens entre os juízes.O valor do Alfa de Cronbach foi de 0,916, indicando boa consistência interna no roteiro de questões. Com relação à avaliação do impacto da intervenção por meio da cartilha educativa, o percentual de acerto no pós-teste foi igual ou superior na maioria dos itens, porém, não foi observado diferença significativa na melhoria da pontuação total (valor de p = 0,067). Conclusão: O roteiro de questões foi validado quanto ao conteúdo, configurando-se um instrumento preciso e confiável para a avaliação do conhecimento de adolescentes sobre os aspectos relacionados a SM. Quanto ao nível de conhecimento dos adolescentes após a intervenção educativa, foi possível constatar maior percentual de acertos no pós-teste, demonstrando efeito positivo sobre o conhecimento da prevenção da SM em adolescentes, no entanto sem diferença significativa.