Introdução: O cenário descortinado pela crise pandêmica da covid-19 resultou em desafios, entre outros contextos, na economia, na educação, na cultura, na arte e nas mais diversas áreas devido à necessidade de isolamento social e reinvenções de práticas para lidar com um inimigo invisível, um vírus. Assim, nos leva a refletir as nuances da educação pública e como se colocam os profissionais docentes a partir das mudanças às quais foram submetidos, cabendo discussão sobre sua saúde física e emocional. Esta pesquisa tem como questão principal: Quais estratégias da prática docente no contexto de pandemia da covid-19 refletem na saúde dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas? Objetivo: Investigar como as estratégias da prática docente no contexto de pandemia da covid-19 refletem na saúde dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas de São Raimundo Nonato – PI. Métodos: Este estudo utiliza abordagem qualiquantitativa e como base teórica a pesquisa adota Afanasiev (1968) que considera como método de conhecimento da realidade o Materialismo Histórico Dialético e princípios da pesquisa colaborativa. A realização do estudo se utiliza da aplicação de Escala de Likert virtualmente e de encontros colaborativos realizados e gravados virtualmente via plataforma Google Meet. Para análise dos resultados quantitativos foi utilizado o modelo de análise fatorial, com uso do software SPSS. E para organização dos dados qualitativos foi usado como referencial a análise de conteúdo de Bardin (1977) e o software Iramuteq como ferramenta para síntese das informações coletadas. Resultados: Os testes estatísticos aplicados demonstraram que o estudo tem confiabilidade e significância, Ademais, a análise fatorial apresentou resultados com quatro constructos extraídos, com destaque aos aspectos relacionados à infraestrutura e suporte oferecidos pelas escolas, que pode estar relacionado à sensação de conforto diante as adaptações da prática docente. Em relação às questões norteadoras e problemática do estudo, os objetivos foram alcançados uma vez que foi possível demonstrar que as estratégias desenvolvidas pelos professores em sua prática docente, no contexto de pandemia da covid-19, tiveram e tem reflexos sobre sua saúde, além da pesquisa-formação ter proporcionado espaço colaborativo de reflexão crítica, compartilhamento de experiências e reelaboração de práticas conforme as necessidades formativas evidenciadas. Conclusão: A saúde do professor, antes mesmo da situação pandêmica, já era negligenciada e palco para adoecimentos diversos. Com as configurações e adaptações que se fizeram necessárias nos últimos anos foram evidenciadas e intensificadas as fragilidades as quais esse público é exposto. Contudo, é importante ressaltar também as potencialidades múltiplas descobertas pelos docentes a partir das exigências encontradas, como possibilidades de recursos pedagógicos na prática docente e também de autocuidado. Os dados indicam a relevância do suporte dado pelas escolas, o que está diretamente relacionado à percepção de conforto do docente diante adaptações ocorridas diante a pandemia da covid-19. Destarte, considerando o contexto social, histórico, cultural e político, fornecer subsídios que respondam às necessidades formativas dos professores e que possibilitem o desenvolvimento da prática docente é um dos pilares para uma educação integral e de qualidade.