Introdução: o aumento na prevalência da obesidade e sobrepeso em escolares revela o
cenário de insegurança alimentar e nutricional. Nesse sentido, a escola é importante
espaço de promoção da educação alimentar e nutricional (EAN). Objetivo: colaborar
sobre as estratégias de EAN nas necessidades formativas de professores dos anos iniciais
de escolas públicas de Guadalupe-PI. Métodos: estudo qualitativo, do tipo colaborativo.
Foram realizados cinco encontros colaborativos por meio de curso de extensão com sete
professores, no período de abril a maio de 2021. Os dados obtidos foram transcritos,
analisados segundo Bardin (1977) e processados no software Iramuteq apresentados em
nuvens de palavras e na análise de similitude. Utilizaram-se categorias do Materialismo
Histórico Dialético, que contribuem para compreender o real e suas especificidades.
Discutiram-se as categorias necessidades/casualidades e possibilidades/realidade em
Afanasiév (1968) e as tipologias das necessidades formativas em Bandeira (2014, 2021);
tática e estratégia em Vázquez (2007). Resultados: evidenciaram-se quatro eixos
temáticos: contexto sócio-histórico das necessidades dos partícipes: colaborar e cooperar;
necessidade alimentar e nutricional; necessidades formativas na promoção da EAN;
teoria e prática no planejamento. Os encontros colaborativos possibilitaram aos partícipes
reelaborarem suas práticas quanto à EAN, de acordo com seus contextos, criando
possiblidades de transformação dessa realidade. Os professores evidenciaram a
necessidade de compreensão da EAN enquanto prática contínua e permanente,
transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional na atividade docente e a carência de
formação para lidar com questões de saúde pública, tais como: obesidade e sua
consequência o bullying. Foi evidenciado ainda a dificuldade dos professores para
relacionar a EAN com planejamento pedagógico, assim como a falta de apoio de
pais/responsáveis na promoção da EAN. CONCLUSÃO: os encontros colaborativos para
discussão da EAN possibilitaram aos partícipes reelaborarem o modo como
desempenham as ações e desenvolverem novas atitudes sobre a articulação da EAN com
os conteúdos das disciplinas, e conforme as necessidades evidenciadas pelos alunos,
considerando o contexto social, histórico, cultural e político.