INTRODUÇÃO: A pandemia de COVID-19 não trouxe apenas consequências físicas
aos seres humanos, mas também impactou a saúde mental. Em um contexto em
que os níveis de ansiedade, tristeza e estresse de indivíduos e coletivos apresentam
crescente considerável, é preocupante o aumento do comportamento suicida. Nesse
sentido, a psicoeducação é considerada importante ferramenta terapêutica que tem
como finalidade prevenir e auxiliar no manejo do adoecimento mental por meio de
intervenções psicológicas, comportamentais e sociais com caráter educativo.
OBJETIVO: Construir e validar tecnologia psicoeducativa sobre prevenção e
pósvenção ao suicídio em tempos de pandemia de COVID-19. MÉTODO: Trata-se
de estudo metodológico de construção e validação de tecnologia em saúde,
desenvolvido de acordo com as cinco etapas de construção de material
psicoeducativo digital proposto por Falkembach, na qual contou com análise e
planejamento com por meio da realização de revisão de escopo, modelagem,
implementação, avaliação. Após a finalização da construção do material, iniciou-se a
fase de validação realizada por juízes da área de suicidologia. A pesquisa obedeceu
aos aspectos éticos e legais das pesquisas envolvendo seres humanos.
RESULTADOS: A tecnologia psicoeducativa foi nomeada "Você não está sozinho:
valorizando a vida durante e após a pandemia" e está disponível no formato de
e-book. Apresentou Índice de Validade de Conteúdo global de 0,92 e Kappa global
de 0,89, sendo considerado superior ao aceitável. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A
tecnologia pode ser classificada como válida para utilização nas práticas de
promoção da saúde ou autoaplicada, e anseia por fornecer informações para a
população e sensibilizar sobre a temática da valorização da vida.