INTRODUÇÃO: o comportamento suicida engloba desde a ideação suicida até o planejamento, tentativa de suicídio e, no pior dos casos, o suicídio. Estudos nacionais e internacionais têm identificado alta prevalência deste em adolescentes. Em decorrência do contato mais próximo às famílias, em especial dos adolescentes, as escolas em associação as Unidades Básicas de Saúde são consideradas essenciais na prevenção do comportamento suicida tendo o professor um elo de ligação entre os serviços por estes se localizarem em posição privilegiada dentro do ambiente escolar para atuarem com guardiões do comportamento suicida. OBJETIVO: Analisar conhecimentos e práticas de professores de escola municipal de Teresina sobre comportamento suicida e estratégias de prevenção. MÉTODO: trata-se de um estudo qualitativo apoiado na pesquisa-ação a ser desenvolvido em uma escola da rede pública do município de Teresina. A população será composta por 32 professores distribuídos nos turnos matutino e vespertino que lecionem para grupo alvo de adolescentes. Para produção de dados, o estudo será dividido em fases operacionais a saber: introdutória ou de negociação, de desenvolvimento (seminários), de mapeamento e categorização dos dados, de análise e discussão dos dados e conclusão. Serão utilizadas técnicas pautadas no Método Criativo e Sensível (MCS) com objetivo de aprofundar e promover dinamicidade e descontração durante os encontros. O estudo seguirá os princípios éticos e legais norteadores de pesquisas envolvendo seres humanos dispostos na Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde.