CONDOMÍNIOS HORIZONTAIS E LOTEAMENTOS FECHADOS: SEGREGAÇÃO, VALORIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS
Condomínios horizontais. Segregação. Marketing urbano. Especulação
imobiliária.
Na década de 1970, os condomínios horizontais surgiram no Brasil como uma nova
forma de morar, onde se procura fugir dos problemas causados pelo crescimento
desordenado das cidades, destacando-se entre eles a falta de segurança e de qualidade
de vida. São considerados uma nova forma de segregação urbana contemporânea,
devido ao muro que cerca e separa a área pública da particular, casas de médio e
alto padrão com área de lazer para a família, segurança privada e homogeneidade.
As estratégias de marketing dos condomínios horizontais fechados são um atrativo
e as propagandas enfatizam no material de divulgação a presença de áreas verdes,
diminuição da temperatura, status, área de lazer com praças entre outros, favorecendo
a valorização e a especulação imobiliária. O objetivo desta pesquisa foi avaliar
os condomínios horizontais e loteamentos fechados em Teresina, a partir de sua
espacialização na paisagem urbana, evidenciando-se como segregação urbana
decorrente das ações dos agentes de marketing urbano. Para isso foi feito levantamento,
mapeamento e caracterização dos condomínios horizontais fechados, análise das
propagandas utilizadas pelas imobiliárias na comercialização desses empreendimentos
e caracterização da influência da especulação imobiliária na modificação e valorização
do espaço urbano, a partir da implantação dos condomínios fechados. Atualmente
foram encontrados 59 empreendimentos em Teresina, no período de 2011 a 2013, que
possuem características bem diferentes entre si. Em comum, destaca-se o fato de serem
formas de parcelamento da propriedade privada, concebidas por um empreendedor
privado, e de gestão do espaço interno por meio de estrutura de decisão condominial,
submetida a normas próprias. Destaca-se que as propagandas desses empreendimentos
apresentam elementos que atraem os futuros moradores com imagens e textos que
reflitam os desejos e proporcionem qualidade de vida.