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Banca de QUALIFICAÇÃO: GUILHERMINA CASTRO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUILHERMINA CASTRO SILVA
DATA: 28/11/2014
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE REUNIÃO DO TROPEN
TÍTULO:

 

CONDOMÍNIOS HORIZONTAIS E LOTEAMENTOS FECHADOS: SEGREGAÇÃO, VALORIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS


PALAVRAS-CHAVES:

 Condomínios horizontais. Segregação. Marketing urbano. Especulação

imobiliária.


PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Na década de 1970, os condomínios horizontais surgiram no Brasil como uma nova

forma de morar, onde se procura fugir dos problemas causados pelo crescimento

desordenado das cidades, destacando-se entre eles a falta de segurança e de qualidade

de vida. São considerados uma nova forma de segregação urbana contemporânea,

devido ao muro que cerca e separa a área pública da particular, casas de médio e

alto padrão com área de lazer para a família, segurança privada e homogeneidade.

As estratégias de marketing dos condomínios horizontais fechados são um atrativo

e as propagandas enfatizam no material de divulgação a presença de áreas verdes,

diminuição da temperatura, status, área de lazer com praças entre outros, favorecendo

a valorização e a especulação imobiliária. O objetivo desta pesquisa foi avaliar

os condomínios horizontais e loteamentos fechados em Teresina, a partir de sua

espacialização na paisagem urbana, evidenciando-se como segregação urbana

decorrente das ações dos agentes de marketing urbano. Para isso foi feito levantamento,

mapeamento e caracterização dos condomínios horizontais fechados, análise das

propagandas utilizadas pelas imobiliárias na comercialização desses empreendimentos

e caracterização da influência da especulação imobiliária na modificação e valorização

do espaço urbano, a partir da implantação dos condomínios fechados. Atualmente

foram encontrados 59 empreendimentos em Teresina, no período de 2011 a 2013, que

possuem características bem diferentes entre si. Em comum, destaca-se o fato de serem

formas de parcelamento da propriedade privada, concebidas por um empreendedor

privado, e de gestão do espaço interno por meio de estrutura de decisão condominial,

submetida a normas próprias. Destaca-se que as propagandas desses empreendimentos

apresentam elementos que atraem os futuros moradores com imagens e textos que

reflitam os desejos e proporcionem qualidade de vida.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 423676 - ANTONIO CARDOSO FACANHA
Interno - 423289 - JOAO BATISTA LOPES
Interno - 423460 - MARIA DO SOCORRO LIRA MONTEIRO
Externo à Instituição - VANICE SANTIAGO FRAGOSO SELVA - UFRJ
Presidente - 1354664 - WILZA GOMES REIS LOPES
Notícia cadastrada em: 10/11/2014 14:49
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