A área de Ciências Ambientais, um campo interdisciplinar que analisa a complexa relação entre ambiente, sociedade e economia, habilita profissionais a lidar com questões socioambientais, buscando soluções e promovendo a educação ambiental (EA). O ensino de Ciências da Natureza, com seus componentes curriculares ambientais, facilita a integração da EA no processo educacional. A EA, por sua vez, é fundamental para formar cidadãos conscientes e críticos, capazes de agir em prol da sustentabilidade. Neste contexto, objetivou-se compreender abordagens de EA em diferentes níveis do processo educacional, por meio de inter-relações e perspectivas diversas entre Ciências Ambientais e Ciências da Natureza. As Ciências Ambientais aqui trazidas corresponderam às temáticas socioambientais trabalhadas, especificamente EA, e o contexto das políticas públicas ambientais na pós-graduação. Já as Ciências da Natureza foram traduzidas especificamente nos contextos educacionais de aplicação na graduação e no ensino médio. A EA interliga as seções desta tese e foi abordada de modo (inter)disciplinar e transversal. Na pós-graduação stricto sensu em Políticas Públicas, a EA foi associada a políticas públicas ambientais, por meio de seminários e papers (miniartigos), promovendo reflexão crítica sobre temas como sustentabilidade e gestão ambiental. Na graduação em Química, a temática de água foi utilizada para explorar a EA, por meio de visita técnica e discussão mediada, sobre tratamento de água de piscinas e suas implicações socioambientais. Na graduação em Ciências da Natureza, a EA foi abordada de forma ampla, utilizando diversas metodologias (exposições teórico-dialogadas, indicações de leituras, resumos textuais, problematizações, debate, mapas conceituais e quadros comparativos) para explorar conceitos, abordagens e perspectivas sobre o tema. Na educação básica, por meio de revisão de literatura e pesquisa de campo, a importância da EA foi evidenciada como tema transversal, especialmente no ensino de Biologia, e a necessidade de superar desafios como a interdisciplinaridade e a utilização de materiais didáticos específicos. A Base Nacional Comum Curricular foi apontada como importante marco orientador para a implementação da EA na educação básica. Conclui-se que a EA é essencial em todos os níveis de ensino e que a diversificação de metodologias e a promoção do diálogo interdisciplinar são fundamentais para uma formação ambiental eficaz.