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Banca de DEFESA: MIRNA ANDRADE BEZERRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIRNA ANDRADE BEZERRA
DATA: 16/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do PRODEMA / UFPI
TÍTULO: PLANTAS ALIMENTÍCIAS SILVESTRES E A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE CONHECIMENTOS LOCAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM COMUNIDADES RURAIS NO INTERIOR DO NORDESTE BRASILEIRO
PALAVRAS-CHAVES: Etnobotânica; Segurança alimentar e nutricional; Estruturas secretoras; comunidades rurais; Educação ambiental
PÁGINAS: 151
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

As plantas alimentícias silvestres (PAS) nascem espontaneamente e têm sido utilizadas por comunidades tradicionais e locais em tempos de escassez de alimentos e/ou para a complementação dos hábitos alimentares. A transmissão de conhecimentos entre gerações permite o fluxo e perpetuação das informações dos mais experientes para os mais jovens. No entanto, há uma problemática quanto à perda de saberes que pode ser superada mediante a integração dos conhecimentos científicos e tradicionais com o envolvimento das comunidades, estudantes e a mediação dos docentes. Desta forma, esta pesquisa objetiva analisar as representações sociais dos professores da educação básica sobre a mediação e as possibilidades de aplicação dos conhecimentos de plantas silvestres utilizadas como alimentícias, sendo eles pertencentes ou não às comunidades rurais, valorizando o discurso e a transposição didática para o resgate dos saberes locais e o desenvolvimento da educação ambiental.  Foram realizadas revisões científicas sobre a biodiversidade de PAS terrestres e aquáticas com potencial subutilizado, tendo por base estudos etnobotânicos, com ênfase nas espécies encontradas no semiárido brasileiro. A partir desta análise, na qual foram identificadas plantas comumente utilizadas pelas populações, investigações anatômicas e histoquímicas foram realizadas no pecíolo e folhas de Bromelia laciniosaHymenaea courbarilPsidium guineenseTalinum paniculatum e cladódio de Cereus jamacaru com a finalidade de indicar estruturas secretoras que produzem compostos úteis para a alimentação. Tendo em vista o distanciamento e redução das relações homem e natureza, percebe-se a importância de inserir a escola e principalmente, professores como mediadores de abordagens educativas, interdisciplinares no desenvolvimento de conteúdos relacionados às PAS. Para isso, desenvolveu-se entrevistas semiestruturadas com professores da educação básica, pertencentes ou não as comunidades rurais. Realizou-se a análise das representações sociais e a construção do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que nos permite constatar que os docentes consideram positivas e relevantes as possibilidades de aplicação do conhecimento local sobre PAS na construção da educação ambiental. Diante disso, as narrativas também foram embasadas em documentos e legislações relevantes para área educacional e ambiental com o objetivo de identificar de que forma os professores podem transpor didaticamente o conhecimento para crianças, adolescentes e jovens. Foram realizadas ainda, entrevistas somente com docentes que pertencem às comunidades rurais do município de Viçosa do Ceará, especificamente de Passagem da onça, sítio Tucuns e Bom tempo. Considera-se que os docentes pertencentes às comunidades rurais podem realizar a transposição didática desenvolvendo uma aprendizagem contextualizada sobre as PAS que fizeram ou ainda fazem parte da sua alimentação em momentos variados da vivência estabelecendo correlações com o meio ambiente. A valorização dos saberes locais sobre os usos das plantas silvestres pode ser combinada com a educação ambiental formal e não-formal, relacionando-as aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) com a mediação do professor, partindo do reconhecimento de que a discussão desta temática em diferentes contextos, mostra-se relevante para a formação integral do estudante e fortalecer os elos de pertencimento do indivíduo ao seu lugar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 302.181.523-53 - FRANCISCO SOARES SANTOS FILHO - UESPI
Interno - 1221652 - IVANILZA MOREIRA DE ANDRADE
Interno - 1653145 - ANDERSON GUZZI
Interno - 150.292.393-91 - JOSÉ MACHADO MOITA NETO - UNICAMP
Externo ao Programa - 386.470.363-87 - WALDILÉIA FERREIRA DE MELO BATISTA - UFPI
Externo ao Programa - 504.722.163-68 - FÁBIO JOSÉ VIEIRA - UESPI
Externo à Instituição - MAGNÓLIA FERNANDES FLORÊNCIO DE ARAÚJO - UFRN
Notícia cadastrada em: 11/11/2022 17:55
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