EXPANSÃO DOS CONDOMÍNIOS HORIZONTAIS E LOTEAMENTOS FECHADOS EM TERESINA, PIAUÍ: SEGREGAÇÃO, ESTRATÉGIAS DE MARKETING, VALORIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE MARKETING"
Condomínios horizontais. Segregação. Marketing urbano. Especulação
imobiliária.
Os condomínios horizontais no Brasil surgiram como uma nova forma de morar, oferecendo
um local aprazível com segurança, lazer, área verde, casa com padrão de qualidade e
homogeneidade socioeconômica. Na década de 1990, surgiram em Teresina os primeiros
empreendimentos fechados como resultado das diversas formas de produção do espaço,
dentre elas, os condomínios horizontais e loteamentos fechados. As ações dos agentes
produtores do espaço urbano estão relacionadas com a segregação urbana, valorização e a
especulação imobiliária que são enfatizadas em campanhas publicitárias que enaltecem as
vantagens de adquirir um imóvel nesses empreendimentos. O objetivo desta pesquisa foi
analisar a expansão dos condomínios horizontais e loteamentos fechados, enfocando a ação
dos agentes produtores do espaço urbano no processo de segregação e na atuação das ações de
estratégias de marketing, valorização do espaço e especulação imobiliária em Teresina, Piauí.
Para isso foi feito levantamento e caracterização dos condomínios horizontais e loteamentos
fechados, que resultou na produção de um mapa com a localização dos mesmos na cidade de
Teresina. Também foi feito uma análise das propagandas divulgadas pelas imobiliárias para a
comercialização dos empreendimentos e a valorização do espaço urbano e,
consequentemente, a especulação imobiliária a partir da implantação dos condomínios
horizontais e loteamentos fechados. Foram identificados 68 empreendimentos em Teresina,
no período de 2011 a 2014, que apesar de possuírem características diferentes entre si, em
comum, destaca-se o fato de serem formas de parcelamento da propriedade privada,
concebidas por um empreendedor privado e de gestão do espaço interno por meio de estrutura
de decisão condominial, submetida a normas próprias. Salienta-se ainda que as propagandas
dos empreendimentos apresentam elementos que atraem os futuros moradores com imagens e
textos que reflitam os desejos e proporcionem qualidade de vida.