Cálculo nas alturas: Trigonometria e o uso do teodolito caseiro.
Trigonometria, teodolito caseiro, altura, triângulo retângulo
O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de propor uma abordagem mais significativa para o ensino da trigonometria, da construção dos conceitos e propriedades trigonométricas através de uma sequencia de atividades fundamentadas na Sequencia Fedathi. Retrabalhando-se os conceitos de razões dentro do ciclo trigonométrico, exercitando o aluno em experimentos práticos de medida de comprimento com um teodolito caseiro, confeccionado pelo próprios alunos, busca-se sanar dificuldades de aprendizagem, uma vez que o trabalho com o Teodolito Caseiro traz uma prática significativa para cálculo envolvendo razões trigonométricas, uso de tabelas trigonométricas, de instrumentos de medida e etc. O estudo foi feito em uma turma de segundo ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI, Campus Piripiri. Os resultados deste trabalho confirmam que a Sequência Fedathi mostra-se coma uma ferramenta decisiva na processo de ensino e aprendizagem da matemática, concluímos também que vivenciar na prática, os conceitos trabalhados no quadro em sala de aula, matem-se como uma importante prática metodológica, que envolve e cativa os discentes, à medida que passe a ser vista, como forma de construção de propriedades a partir de conceitos e não apenas de verificação, pelo o aluno e como estratégia pedagógica pelo docente.