Este trabalho trata do ensino de considerando a cultura de cada povo indígena por meio da inserção de seus saberes e fazeres nas aulas de Matemática da Educação Básica. No decorrer do texto é feita uma apresentação de sistemas de numeração adotados por diversos povos em diferentes momentos históricos, dentre os quais os utilizados por alguns povos indígenas da região amazônica e pelos povos indígenas da etnia Warao. São abordados as habilidades, as competências e os conceitos matemáticos fundamentais estabelecidos pela BNCC e que são importantes para o ensino de matemática na educação indígena e é destacada ainda a relação entre a formação dos números e sua nomenclatura na língua Warao.
É feito um breve histórico do processo migratório do povo Warao para o Brasil, em especial, para o Piauí, das políticas de assistência adotadas neste estado e de iniciativas em educação com vistas a inclusão e considerem a língua nativa e a cultura Warao. Com estas motivações o trabalho objetiva instigar a reflexão para possibilidades e estratégias mais adequadas de abordagem da Matemática na Educação Indígena e
refletir as práticas docentes do professor de matemática em sala de aula para uma intervenção na escola não indígena que contribuíram para a resignificação dos conhecimentos e para um ensino significativo e inclusivo.