O Ensino de trigonometria por meio de Situaçõs-Problemas subsidiado pela teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud.
Ensino de Matemática, Trigonometria, Topografia, Campos Conceituais ade Vergnaud.
Este trabalho de pesquisa está fundamentado teoricamente pela Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud, e tem como principal objetivo propor uma metodologia para o ensino de trigonometria que pode contribuir para uma construção significativa dos conceitos envolvidos no campo conceitual da trigonometria, tal metodologia poderá ser utilizada principalmente em escolas técnicas onde a disciplina de Topografia faz parte da grade curricular dos cursos técnicos, para que a mesma seja utilizada como estimulo, como o caso dos alunos do segundo ano do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio do Instituto Federal do Tocantins campus Araguatins. Esta pesquisa surgiu devido uma a dificuldade para o ensino de trigonometria associado a dificuldade que os alunos enfrentam na disciplina de topografia, devido o fato de não terem domínio sobre os campos conceituais da trigonometria e pelo fato do PCN afirmar que: “...especialmente para o indivíduo que não prosseguir seus estudos nas carreiras ditas exatas, o que deve ser assegurado são as aplicações da Trigonometria na resolução de problemas que envolvem medições, em especial o cálculo de distâncias inacessíveis e na construção de modelos que correspondem a fenômenos periódicos...”, portanto este trabalho tem o objetivo de apresentar uma metodologia para que o aluno ao final consiga realizar o cálculo de distâncias inacess íveis e entendimentos de fenômenos periódicos. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud salienta que a situação- problema que dá sentido aos conceitos, e o professor como mediador deve construir situações problemas, que estejam dentro da zona de desenvolvimento proximal dos alunos, para isto é importante que o mesmo realize uma verificação de conhecimentos prévios para que consiga obter êxito no processo ensino aprendizagem. E através dela que o aluno tem condições de explicitar os seus conceitos-em-ação e transformá-los em conceitos científicos. Sendo assim, para que o processo de pesquisa ocorresse, foi planejada e executada a verificação dos conceitos prévios dos alunos por meio de um questionário, que serviu de base para a construção e elaboração de situações problemas, nas quais os alunos, de forma individual poderiam explicitar os invariantes operatórios e invariantes do conceito e construir novos conhecimentos. Com esta pesquisa pode ser observado ao final, a importância da verificação dos conhecimentos prévios que os alunos carregam em sua estrutura cognitiva para que o professor saiba como desenvolver situações problemas dentro da zona de desenvolvimento proximal dos alunos e também pode ser verificada a importância do papel do professor como mediador dos processos de ensino e de aprendizagem, promovendo o aluno por meio de situações problemas, as mais variadas possíveis, que simulem a realidade para que ganhem sentido estes conteúdos por fim pode ser verificada uma considerável aprendizagem significativa e ampliação dos conhecimentos relacionados ao campo conceituais da trigonometria por parte dos alunos, em especial ao cálculo de distâncias inacessíveis e ao entendimento de fenômenos periódicos.