O presente trabalho teve como objetivo investigar aplicações da sequência de Fibonacci e do número de ouro na análise técnica de ações, para tal, foram realizados complementarmente, estudos sobre a temática da educação financeira, recorrências e de tópicos da análise técnica de ações, tais como a Teoria de Dow e as ondas de Elliot. Tendo como questionamento inicial: Por ser um ambiente que envolve números, gráficos e padrões é possível aplicar a matemática para buscar padrões na análise de gráfico e ensinar a matemática para alunos do ensino básico nesse contexto ?
A pesquisa foi do tipo aplicada, tendo como finalidade, desenvolver um produto educacional, no qual é explorado a matemática e temas transversais para serem tratados no ambiente escolar, sendo a mesma de natureza bibliográfica, pois buscou-se em livros, artigos, dissertações e teses, os meios necessários para o embasamento da temática. Para a coleta de dados, utilizou-se o site br.tradingview.com/ para explorar as ferramentas necessárias para a aplicação das retrações, projeções e extensões de Fibonacci.
Por meio da pesquisa foi possível obter os seguintes resultados: A obtenção das relações entre a Sequência de Fibonacci e o número de ouro, tais como as potências de Fibonacci, Funções de Fibonacci, cálculos das retrações, projeções e extensões de Fibonacci e o estudo dos padrões harmônicos por meio dos níveis de Fibonacci.
Como produto educacional, foi desenvolvido uma oficina, com carga horário de 30 horas, para ser aplicada com alunos do ensino médio envolvendo a temática Educação Financeira, recorrências, Sequência de Fibonacci, número de ouro e aplicações da Sequência de Fibonacci e do número de ouro na análise técnica de ações.