Partindo do pressuposto da crescente e significativa expansão da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), esta pesquisa tem como objeto de investigação sobre o desempenho dos alunos Piauí nesta competição, tendo como ponto de observação o número de medalhas e o envolvimento dos municípios piauienses entre os anos de 2005 a 2016. Neste trabalho foi feito um levantamento dos dados, cuja abordagem é quanti/qualitativa com objetivo descritivo. O principal objetivo deste trabalho é verificar a desempenho temporal do Piauí na OBMEP, desde seu surgimento até o ano de 2016, a partir do número de medalhas. Os objetivos específicos são: apresentar a definição da OBMEP, apontando seus objetivos, níveis, fases e premiações; descrever o quantitativo de medalhas em cada modalidade; apontar o grau de envolvimento dos munícipios frente às edições da OBMEP; e discutir a relação entre quantitativo de medalhas e a abrangência na participação dos municípios do Estado. Primeiramente foi feito um levantamento O estudo mostrou que o Piauí tem bons rendimentos e boa participação na competição, comparado com rendimentos médios dos outros estados do Brasil.