Concepções teóricas e metodologia de ensino para o tratamento da informação no ensino fundamental
Tratamento da informação; Gráficos e tabelas; Ensino de matemática.
A globalização das informações leva a uma demanda social crescente na capacidade dos indivíduos em interpretar e analisar dados estatísticos apresentados em gráficos e tabelas. Os conteúdos do bloco tratamento da informação permitem ao aluno desenvolver habilidades de elaboração de hipóteses, capacidade de sintetizar informações, leitura e interpretação de dados numéricos. Dessa forma, a adoção de técnicas pedagógicas que promovam mudanças na forma de desenvolver o tema em sala de aula ganha importância. Assim, este estudo propõe uma abordagem do tratamento da informação no ensino da matemática, identificar aspectos conceituais da estatística e abordar práticas de ensino-aprendizagem para o tratamento da informação, no âmbito da sala de aula, com o objetivo de avaliar a aplicação de oficinas como ferramenta didática capaz de favorecer a construção do conhecimento. Foi aplicado na turma do 6º ano da Escola Municipal Ananias Murad e 7º ano da Escola Municipal Senador Archer, localizadas em Codó-MA, três pré-testes, duas oficinas e três pós-testes sobre os conteúdos do bloco tratamento da informação. Foi feito um relatório do desempenho dos alunos nas oficinas e compararam-se os resultados dos testes através de tabelas e gráficos para determinar se houve evolução no desempenho dos alunos ao longo da metodologia aplicada. Também foi feito o teste de hipótese de Student, para observações pareadas, a fim de determinar com mais precisão se houve evolução no desempenho dos alunos entre os testes.