Estatística para todos: Uma aplicacão no Ensino Medio
Estatística, Probabilidade, Estimação, Oficinas.
O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de propor uma abordagem mais significativa para o ensino de Estatística e Probabilidade, através de uma sequencia de três oficinas, baseado no material de Lisbeth K. Cordani, “ Estatística para Todos”. A primeira oficina é de Probabilidade, a segunda de Estimação e a terceira de Análise Descritiva, além de uma complementação de estatística no Microsoft Excel. Nas oficinas os alunos são agentes participativos e com isso apreendem de maneira lúdica os conteúdos de: probabilidade, tabelas de frequência, análise e construção de gráficos, medidas de tendência central, medidas de variabilidade e estimação. O estudo foi feito em uma turma de segundo ano do Curso Técnico em Logística Integrado ao Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA, Campus São João dos Patos. Os resultados deste trabalho mostram que quando o aluno é um ser participativo no processo de construção dos conhecimentos o mesmo desenvolve espírito crítico em relação a cada uma das áreas estudadas e que dessa forma o ensino através de oficinas é uma excelente estratégia pedagógica para o docente.