Oficina de Geometria em 3D: uma ferramenta para estimular a aprendizagem da geometria nas etapas do ensino médio.
Oficina de Geometria em 3D: uma ferramenta para estimular a aprendizagem da geometria nas etapas do ensino médio.
Geometria, aprendizagem, Oficina, Efeito 3D, Projeção.
Neste trabalho analisaremos as equações de diferenças de primeira e segunda ordem e alguns modelos matemáticos que descrevem situações cotidianas como o crescimento populacional, o orçamento familiar, o financiamento de veículos e a criação de escargot. Com isso, faremos uma analogia a recorrências de primeira e segunda ordem, onde nesta, aprenderemos a identificar uma recorrência, distinguir recorrências lineares das não lineares, diferenciar recorrências de primeira e segunda ordem e analisar, identificar e resolver equações recursivas. Estudaremos também, a ideia de recorrência caracterizando algumas brincadeiras e jogos lúdicos, como a pizza e o queijo de Steiner, a torre de Hanói e os coelhos de Fibonacci. Buscaremos trazer ao leitor uma grande quantidade de exemplos diretos e contextualizados para a maior fixação de como caracterizar recursivamente uma situação problema e como resolvê-las usando alguns teoremas e resultados.