Este trabalho tem por finalidade apresentar uma sequência didática como forma de preparação dos alunos em provas da Obmep, abordando os conceitos referentes ao pensamento geométrico de Van Hiele abordando desde sua definição ao desenvolvimento histórico com métodos pedagógicos para o ensino da geometria. A fundamentação teórica inclui uma definição detalhada do pensamento geométrico, e um histórico do desenvolvimento ao longo do tempo da geometria. A dissertação apresenta uma sequência didática prática composta por doze aulas, onde cada aula é cuidadosamente planejada para introduzir e explorar conceitos específicos da geometria plana, como triângulos, quadrados, semelhança de triângulos, perímetro e área de figuras planas, decomposição e sobreposição de polígonos, e demonstrações em quadriláteros e triângulos. A sequência inclui uma aula dedicada à análise geométrica na Obmep e finaliza com uma proposta de avaliação para medir o entendimento dos alunos. Na última parte, são discutidos os desafios atuais no ensino do pensamento geométrico, incluindo desigualdades de acesso a recursos e dificuldades cognitivas dos alunos. As perspectivas futuras para a pesquisa em geometria são exploradas, destacando a importância da formação contínua de professores e o potencial das tecnologias emergentes para transformar o ensino da geometria.