O estudo se trata de uma pesquisa direcionada para a adoção de práticas alternativas como ferramenta pedagógica na construção dos conhecimentos matemáticos, tendo os jogos como instrumento facilitador do ensino e da aprendizagem matemática na educação básica. Tem como propósito a conclusão do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal do Piauí. Objetiva analisar as contribuições da utilização de aplicações matemáticas com o uso da Torre de Hanói e do Tangram para a aprendizagem matemática dos alunos da 1ª série do Ensino Médio, tendo como objetivos específicos: identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a Torre de Hanói e o Tangram; explorar as possibilidades de aplicação dos conceitos matemáticos com o uso dos jogos em estudo; descrever os processos vivenciados com a experiência a partir da oficina aplicada; verificar as relações entre o ensino e a aprendizagem matemática a partir dos jogos aplicados. Embasados nos referenciais que regem a educação brasileira e nas pesquisas de autores que respaldam a temática em estudo. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa é descritiva do tipo estudo de caso e utilizou-se como instrumentos de coleta de dados uma prova inicial; questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas; oficinas práticas com os jogos; prova final e uma entrevista semiestruturada. Essa pesquisa teve como público alvo os estudantes da 1ª série do Ensino Médio da escola Dinâmica em Alto Longá-PI. Desses estudantes, 20 alunos foram escolhidos para participar da amostra a partir dos critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Assim, os dados gerados, permitiu-nos identificar contribuições da utilização de aplicações matemáticas com uso do Tangram e da Torre de Hanói para a aprendizagem matemática, os conhecimentos prévios dos alunos sobre os jogos o que tornou possível explorar as possibilidades da sua aplicação relacionada a conceitos matemáticos em estudo. Diante do exposto, concluímos que o uso dos jogos como ferramenta facilitadora da construção dos conhecimentos matemáticos no ambiente de sala de aula pode permitir o desenvolvimento do cognitivo, estimula pensamento criativo e contribuí para que a aprendizagem seja significativa e aconteça de forma dinâmica e prazerosa para ambos os integrantes desse processo.