Este estudo busca compreender a importância do ensino da Educação Financeira (EF) como
tema obrigatório na educação básica, uma vez que a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC),
homologada pelo Ministério da Educação em 2017, estabeleceu a Educação Financeira como um dos
temas transversais que deve ser inserido nos currículos de todo o País. Nesse sentido, foi delineado como
problema de pesquisa: quais as contribuições da educação financeira para educação básica, considerando
os conteúdos relacionados ao mercado de ações e a aplicação das médias pitagóricas na resolução de
problemas de ordem financeira? Para responder à questão de pesquisa, foi definido como objetivo geral
analisar a importância da educação financeira para educação básica, tendo como base a aplicação das
médias pitagóricas no mercado de ações. A justifica deve-se à necessidade que emerge da própria
sociedade que precisa aprender como administrar o dinheiro, como realizar investimentos, como lidar
com o endividamento e frustrações econômicas, em um cenário de avanço da digitalização dos bancos e
demais instrumentos econômicos virtuais. Quanto à metodologia, foi realizada a revisão integrativa,
caracterizada como uma abordagem metodológica referente a revisões que permitem maior compreensão
do fenômeno estudado. Tem-se como principais resultados que a função da Educação Financeira no
sistema de ensino não se restringe apenas a uma unidade curricular, no caso a matemática, vai muito além
disso, constitui-se como tema transversal e transdisciplinar, possibilitando construção de conhecimentos
para tomadas de decisões assertivas e mais vantajosas do ponto de vista financeiro.