O trabalho aqui descrito teve como dados de entrada os valores de IDEB, disponíveis desde a sua criação, relativos aos 224 municípios do estado de Piauí levando em consideração a rede pública de ensino no qual faz parte a rede municipal, estadual e federal de educação. Esta análise foi feita nos anos 2005, 2007, 2009, 2011,2013 , 2015 e 2017 para os anos iniciais ( 5° ano) e finais (9° ano) dos ensino fundamental. Para o ensino médio foi feita a análise do ano de 2017 em 221 municípios já que nos anos anteriores a análise era feita por amostragem. A metodologia executada consistiu da análise descritiva e inferencial dos dados. Os dados foram retiradas de planilhas eletrônicas disponibilizados no site do INEP onde foram calculados as médias , mediana e desvio padrão, e foram construídos gráficos Boxplot e gerados mapas, para compreender melhor comportamento dos dados ao longo dos anos de estudo, considerando os 224 municípios. A análise inferencial compreendeu a comparação das médias anuais de valores de IDEB. Foram comparadas notas, proficiência em língua portuguesa e em matemática, índices de rendimentos bem como o número de municípios que atingiram as suas metas nos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental II . Esta análise também foi nas 6 regiões intermediárias bem como das 19 regiões imediatas para verificar as diferenças entre elas. Afim de verificar se o índice de desenvolvimento humano (IDH) é um fator determinante para os resultados obtidos pelos municípios foi feito uma análise de regressão linear das notas do IDEB 2009 e 2011 com o IDH do ano de 2010.