O Soroban e sua Aritmética Concreta
Soroban. Ábaco japonês. Aritmética. Material concreto
O uso de materiais concretos no ensino de Matemática está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e o ábaco japonês (ou Soroban) é um destes materiais cujo uso contínuo pode conduzir seus praticantes a um alto nível das habilidades aritméticas básicas, essenciais ao estudo da Matemática e que, em certos casos, ainda representam um obstáculo não superado pelos alunos. Este trabalho descreve o funcionamento do Soroban, além de fazer referência a sua história. Apresenta, por meio de exemplos comentados, as técnicas de sua utilização para adição, subtração, multiplicação, divisão e o uso de números negativos. Apresenta, também um capítulo sobre cálculo mental (ou Anzan). Descreve os níveis de dificuldade que o autor pôde identificar quanto às operações de adição e subtração, e faz um breve paralelo entre as estratégias de uso do ábaco com as estratégias normalmente ensinadas nas escolas ocidentais. Fornece ainda referências para se obter Sorobans e folhas de exercício para a prática do Soroban. Coloca à disposição dos educadores o conhecimento básico a respeito do ábaco japonês como uma nova estratégia para o ensino da aritmética. Traz, por fim, um relato de uma breve aplicação do Soroban em sala de aula e uma relação de folhas de exercício elaboradas pelo autor.