A aplicação do número de ouro como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem.
Ensino-Aprendizagem. Matemática. Razão Áurea
No processo de ensino aprendizagem, uma questão relevante se faz levantar é a relação entre a teoria e a prática dos conteúdos dados nas diferentes disciplinas exigidas pelo currículo. A matemática, em especial, nota-se, pela sua complexidade e exatidão. Verifica-se que, no decorrer do percurso escolar, muitos alunos têm dificuldade não somente no aprendizado, mas também, muitas vezes não assimilam o seu conteúdo teórico e a sua função no dia-a-dia das pessoas. Dentro desse contexto, como se pode destacar a importância da utilização de novos recursos através da aplicação do Número de Ouro, tendo como recurso metodológico oficinas práticas como sendo um fator essencial para a agilidade da prática docente? Para responder essa questão esse trabalho teve como objetivo geral confrontar qual a melhor prática para apresentar aos educandos através de aulas tradicionais e oficinas/prática utilizando o “Número de Ouro”. Para os objetivos específicos buscou-se apresentar o contexto histórico da Razão Áurea e a utilização da Sequência de Fibonacci; Apresentar conteúdo relacionado ao processo de ensino aprendizagem e, contextualizar as dificuldades dos alunos na apreensão com relação à disciplina Matemática.